Arrumando a mesa de cabeceira: 10 dicas infalíveis6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

A mesa de cabeceira é um móvel bastante comum nos quartos. Posicionada ao lado da cama, funciona como uma espécie de aparador, onde é possível guardar objetos tanto na área superior quanto em suas gavetas. Porém, justamente por ter esse formato não é difícil acumular aquela bagunça – algo que ninguém quer, não é mesmo?

Manter a mesa de cabeceira arrumada é mais simples do que parece, especialmente se você aplicar as 10 dicas infalíveis que apresentamos neste artigo. São dicas simples, que você pode colocar em prática sempre que julgar necessário. Como essa mesinha tem um papel importante no quarto, ao deixá-la bagunçada a sensação é que todo o ambiente está em desordem.

Talvez você conheça a mesa de cabeceira por outro nome, já que antes era chamada de criado-mudo. Entretanto, pesquisas relacionadas à etimologia da palavra levaram à descoberta de que este era um termo utilizado durante a escravidão no Brasil, o que fez com que muitas marcas excluíssem a definição de seu catálogo de móveis. Uma pequena mudança que todos podemos nos adaptar e que pode fazer diferença no futuro.

Arrumando a mesa de cabeceira no quarto
Arrumando o criado-mudo. Foto: Pixabay

Então, pronta para arrumar a sua mesa de cabeceira? Vamos as dicas!

1. A parte de cima é para o essencial

Na correria do dia a dia, é comum colocar acessórios ou pequenos objetos na parte de cima da mesa de cabeceira. O problema é que a repetição desse ato faz com que o espaço vire uma completa bagunça. Por isso, reserve a parte de cima para o essencial, seja um abajur, um livro, seus acessórios de uso frequente ou um creme.

2. Evite colocar objetos empilhados que podem cair facilmente

Se você pretende deixar o seu celular ou um despertador em cima da mesa de cabeceira, evite deixar muitos objetos próximos de onde sua mão pode bater. Caso contrário, há uma grande chance de derrubar todos os itens em um dia de pressa – e você não vai querer arrumar tudo assim que acordar.

3. Organizadores nas gavetas

Outra característica da mesa de cabeceira é a presença de pequenas gavetas que, via de regra, costuma ser utilizada para guardar objetos menores. Ou seja, é fácil juntar em uma mesma gaveta carregador de celular, brincos, livros, fones de ouvido, remédios e toda sorte de miudezas. Por isso, a dica aqui é colocar organizadores nas gavetas, para separar cada item por categoria.

4. Identifique caixas com tampas e conectores

Se o organizador que você escolher para a sua gaveta tiver uma tampa, que não permite visualizar o que tem dentro, cole uma fita e escreva os itens que foram colocados ali. Essa dica serve também para cabos e conectores, que acabam parando na gaveta da mesa de cabeceira e, por vezes, você não lembra da função.

5. Caixinhas menores na parte de cima para aproveitar o espaço

Uma forma de deixar a parte de cima da mesa de cabeceira bem organizada é com caixinhas menores, como porta-joias. Assim, pequenos itens não acumulam facilmente e você consegue aproveitar ao máximo o espaço disponível no móvel. Vale até combinar essa caixa como suporte para uma luminária, principalmente se a ideia for guardar itens que não são utilizados diariamente.

6. A parte de baixo da mesa de cabeceira

Alguns modelos de mesa de cabeceira não contam com gavetas em toda a sua estrutura, com um espaço em aberto na parte inferior do móvel. Essa área também pode ser aproveitada, com a mesma dica das caixas, mas neste caso, maiores. É possível ainda comprar cestos de tecido, que podem funcionar bem para guardar manta para a cama, por exemplo.

7. Estabeleça uma função para cada gaveta da mesa de cabeceira

Provavelmente, as gavetas do seu guarda-roupas ou closet tem funções bem definidas: uma gaveta para as meias, outra para as roupas íntimas e assim por diante. A gaveta da mesinha também pode ter objetivos definidos, o que vai te ajudar na hora da organização. Afinal, sempre que você tiver um objeto em mãos que poderia ser colocado ali, você vai lembrar que não é o espaço adequado e condicioná-lo no móvel correto.

8. Aproveite o móvel para esconder fios

Ao posicionar uma luminária na mesa de cabeceira, você terá que lidar com o fio de energia. Para deixar o design do cômodo mais sofisticado, aproveite o próprio móvel para esconder os fios. Em ambientes pequenos isso é mais fácil. Nas lojas de materiais de construção é possível encontrar diferentes materiais para prender os fios e mantê-los bem longe da vista.

9. Crie o hábito de guardar os objetos nos seus devidos lugares

O principal motivo para acumular bagunça em casa, seja no quarto ou em outros cômodos, é a “preguiça” de devolver um objeto ao seu lugar original. Assim, aparadores, balcões e mesas de cabeceira ficam poluídos facilmente. Por isso, tente criar o hábito de sempre colocar um item no seu devido lugar. Acredite, todo o ambiente fica mais organizado com 5 minutos diários nessa tarefa.

10. Reserve um dia no mês para fazer uma faxina na mesa de cabeceira

Por mais que você se esforce para guardar somente o necessário na cabeceira, não é difícil acabar guardando itens que não pertencem ao móvel em suas gavetas. Por isso, é interessante reservar um dia no mês para dar uma olhadinha na mesa de cabeceira e fazer uma faxina. Assim, todos os objetos que não servem mais podem ser jogados fora ou aqueles que apenas estão no lugar errado podem ser realocados.

 

Mesa de cabeceira é o tipo de móvel funcional que nunca cai de moda, independentemente do estilo de decoração que estiver em alta no momento. Na hora de comprar a sua mesinha, lembre-se de considerar o ambiente como um todo, para fazer uma escolha coerente, além de pensar na funcionalidade que você deseja ter com este móvel. É só seguir os passos para decorar o seu ambiente que não tem erro.

Depois, é só seguir as 10 dicas infalíveis deste artigo para manter sua mesa de cabeceira sempre arrumada. Um pouco de esforço diário vai fazer com que você tenha mais organização na sua rotina e, consequentemente, mais tempo disponível para aproveitar da forma que preferir.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − quatro =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.