Cores para a sala: Veja dicas e saiba como escolher a sua!

Se tem um aspecto que costuma preocupar todas as pessoas que estão decorando um ambiente é a escolha das cores. Sem dúvida, esse é um elemento que faz toda a diferença na composição de um espaço, já que as cores precisam combinar com os móveis e até com a intenção do cômodo. Entre as dúvidas mais frequentes, a procura pelas melhores cores para a sala aparece no topo.

O desafio aqui é fácil de entender: apesar de a sala ser um ambiente que deve ser aconchegante, é também o espaço que as visitas mais utilizam na casa e, portanto, devem refletir o estilo e a personalidade de quem utiliza. As cores também são boas aliadas para quem precisa cumprir funções específicas, como ganhar mais espaço em um cômodo, o que torna uma esta escolha crucial para as salas pequenas.

Cores para sala
Cores para sala. Foto: Freepik.

Alguns conceitos básicos sobre cores para a sala

Antes de listar algumas boas opções de cores para a sala, é importante que você leve em consideração algumas dicas básicas, que vão te ajudar na escolha da cor ideal para o seu ambiente. São conceitos básicos, mas que podem fazer toda a diferença.

  • Não escolha uma cor somente com base naquilo que você mais gosta. Cores muito escuras ou alegres demais acabam cansando rapidamente, o que pode fazer com que você queira mudar o ambiente com frequência;
  • Leve em consideração o tamanho da sua sala e a incidência de luz no local para optar por um tom. Cores claras são sempre indicas para salas pequenas, já que são capazes de refletir a luz e até passar a sensação de um espaço mais amplo;
  • Se a ideia for usar cores bem chamativas nas paredes, considere ter móveis neutros, como brancos os marfim. Isso vai dar um certo equilíbrio e não provocar uma sensação ruim para quem vê.
  • Os papéis de parede também são boas opções, já que adicionam textura em um ambiente, um detalhe especial para aqueles que consideram uma parede branca “muito básica”.

As 7 melhores cores para a sala da sua casa

Com isso em mente, está na hora de conhecer algumas das cores para a sala que são mais indicadas pelos especialistas em decoração. Depois de conhecer as opções, você pode pesquisar em plataformas como o Pinterest ou Google Imagens com termos como “sala + cor”. Assim, você terá boas referências para replicar na sua casa. Então, vamos às cores?

Branco

O branco é uma das cores para a sala que são clássicas, e não é à toa. Além de ser uma cor neutra, é capaz de ampliar os ambientes e propagar com maior facilidade a luz natural, ou seja, ideal para quem tem uma sala pequena (você pode conferir dicas de decoração de sala pequena aqui).

Outra vantagem do branco é que ele combina com todas as cores de móveis. Por isso, se você tem peças de mobília de cores diferentes ou se os móveis são escuros, seja preto ou madeira, o branco é mais indicado para dar equilíbrio visual. Por fim, o branco é uma cor associada à elegância e bem-estar – algo que todo mundo procura em uma sala.

Cores para a sala
Cores para a sala – Branca. Foto: Freepik

 

Azul

Quem quer dar um pouco mais de personalidade na hora de escolher cores para a sala, mas sem chamar tanto a atenção pode optar pelo azul, especialmente os tons mais claros. O azul também tem uma base neutra, assim como o branco, o que permite fazer combinações com outras cores com facilidade. Com o azul, o estilo do cômodo pouco importa, já que ele vai bem tanto com móveis clássicos quanto com a decoração rústica.

Do ponto de vista psicológico, o azul está atrelado à sensação de relaxamento e sossego. Portanto, é uma boa opção para aqueles que querem descansar em sua sala.

Amarelo

O amarelo costuma ser visto como uma cor alegre e cheia de personalidade e, por isso mesmo, é uma das melhores cores para sala. Entretanto, diferente do azul e do branco que podem assumir todas as paredes do cômodo, o amarelo funciona melhor somente em alguns pontos, como a parede do sofá ou do rack, por exemplo.

Assim como o azul, o amarelo combina com qualquer estilo de decoração. Também faz um bom contraste e é capaz de iluminar os ambientes mais fechados ou com móveis em tons escuros. E, por mais que seja uma cor forte, não impede a combinação com outros tons alegres.

 

Vinho

Vinho ou bordô são cores para a sala bastante ousadas, mas que podem funcionar bem em estilos de decoração específicos. Se a sua ideia for compor uma sala em estilo clássico, com móveis em tom de madeira e que remetam ao luxo, o vinho é uma ótima ideia. Por outro lado, salas com móveis brancos também podem ser beneficiadas por uma parede do cômodo nesse tom.

Cinza

Se o branco for muito básico para você, o cinza é capaz de manter a sensação de aconchego, mas com uma profundidade à mais. O cinza também é uma das cores que mais funcionam com o estilo industrial ou moderno, já que é um tom neutro e elegante. Quem opta pelo cinza nas paredes pode abusar nas cores dos objetos decorativos.

Laranja

Apesar de não ser uma escolha tão óbvia, o laranja também pode ser uma cor interessante porque não é tão chamativo quanto o amarelo, nem tão sóbrio quanto os tons de vermelho. Com essa cor, você pode fazer uma parede em um laranja mais forte e as outras com tons mais claros, dando um bom efeito de profundidade.

Roxo

Por fim, se você quiser se arriscar um pouco mais nas cores para a sala, pode apostar no roxo, que apesar de chamar a atenção não é uma cor tão fácil de cansar. Além disso, o roxo está associado à sofisticação, o que permite fazer combinações tanto com móveis escuros quanto com peças claras.

Hora de decidir!

Se mesmo assim você ainda tiver dúvidas para escolher uma ou mais cores para a sala, a dica é buscar por plataformas online que permitem fazer testes. Algumas marcas de tinta contam com esse recurso, em que você carrega uma foto do cômodo que deseja pintar e consegue mudar virtualmente a cor, para ter uma ideia de como vai ficar.

Seja com tecnologia ou conhecendo a psicologia das cores, certamente você vai conseguir tomar uma boa decisão para a sala da sua casa.

E aí, Gostou?

E então, entendeu como escolher cores para a sala? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar logo aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Web Stories recentes

Perguntas Frequentes sobre cores para a sala!

Como escolher cores para a sala?

1. Escolha uma cor que você ama e se sinta bem em torno dela. Se você gosta de verde, por exemplo, pode escolher tons mais claros ou mais escuros de acordo com o efeito que deseja criar.
2. Considere o tamanho da sua sala. Se for pequena, as cores mais claras tendem a abrir o espaço, enquanto as cores mais escuras tendem a fazer com que a sala pareça menor.
3. leve em conta a iluminação da sua sala. Se for natural, você pode escolher cores mais vivas; se for artificial, as cores mais neutras funcionam melhor.
4. Pense em qual atmosfera você quer criar na sua sala. Se você quer um ambiente aconchegante e relaxante, as cores mais quentes são uma boa escolha; se você quer um lugar para se sentar e relaxar, as cores mais frias são uma melhor opção.

Quais são as melhores cores para a sala?

As cores claras tendem a refletir a luz, o que pode ajudar a ampliar o espaço. Uma das melhores cores para uma sala é o branco, que cria uma sensação de amplitude. Outras cores claras que também podem funcionar bem são o bege, o creme e o azul-claro. Cores mais escuras tendem a absorver a luz, o que pode fazer a sala parecer menor. No entanto, estas cores também podem criar uma atmosfera acolhedora e aconchegante. Algumas das melhores cores para uma sala são o cinzento, o castanho e o navy. Para um ambiente mais equilibrado, combine cores claras e escuras. Por exemplo, pinte as paredes de branco e escolha móveis e acessórios nas cores cinzento, castanho ou navy. Ou combine um tom claro de parede com um tom escuro de mobiliário.

Avalie este artigo

4.1/5 - (15 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!