Como decorar uma sala pequena

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Grande parte das casas e apartamentos da atualidade contam com uma sala de espaço reduzido, o que se transforma em um verdadeiro desafio para planejar um ambiente que seja funcional e confortável. Algumas estratégias de design de interiores podem fazer toda a diferença na hora de decorar uma sala pequena, otimizando os cantinhos e permitindo que os moradores tenham conforto também nessa área.

Antes de começar seu processo de decoração, lembre-se de tirar as medidas do ambiente para ter certeza de que um móvel vai encaixar em determinada área. Depois, é só conferir nossas dicas de decoração de sala, logo abaixo, para selecionar as suas preferidas e colocar em prática na sua casa.

Pronto para descobrir como decorar uma sala pequena?

Decorar uma sala pequena, mesas, cadeira, quadros
Como Decorar uma sala pequena? Foto: Pixabay

Menos profundidade nos móveis principais

Existem dois móveis essenciais em uma sala: o sofá e a estante (ou painel e rack). Esses elementos são obrigatórios na composição do ambiente e, justamente por ocuparem um bom espaço, acabam sendo cruciais para otimizar a área livre da sala.

Nesse sentido, a dica para decorar uma sala pequena é optar por ambos os móveis com uma profundidade menor. No caso do sofá, ao invés de comprar um super largo, o ideal é escolher um modelo que não ocupe tanto espaço na sala. Quem gosta de ter mais conforto pode optar por sofás em que é possível “abrir e fechar” os assentos, para ter um lugar mais amplo para sentar-se.

A estante também deve seguir a mesma lógica. De fato, hoje as empresas não produzem tantos móveis desse tipo com grande profundidade, uma vez que os itens que guardamos na sala geralmente não menores. Assim, a escolha da estante não é tão complexa, mas você deve lembrar de considerar a medida dos objetos que deseja colocar no móvel (videogame, aparelho bluray, etc) antes de fazer a sua compra.

Aproveite toda a extensão da parede para compor a decoração

O painel para a televisão e o rack são boas opções para uma decoração mais minimalista, mas nada funcionais para quem precisa de espaço em uma sala pequena, já que não permitem aproveitar toda a extensão da parede.

Você pode conseguir um melhor nível de otimização do espaço ao compor a parede da televisão com uma estante, do chão ao teto, ou combinando o painel ou o rack com prateleiras. Com esses elementos, você poderá inserir peças decorativas e objetos pessoais, desde álbuns fotográficos até seus livros preferidos.

Uma dica é manter a profundidade das prateleiras um pouco menor do que a do móvel principal. Assim, se você tiver um rack, opte por prateleiras um pouquinho mais estreitas que o mesmo. E para dar um toque especial à decoração, você também pode escolher alguns quadros interessantes, alternando com as prateleiras.

Utilize estratégicas para ampliar o espaço

Você já deve ter ouvido falar que as cores são capazes de causar sensações às pessoas. Não é à toa que os especialistas em decoração sugerem cores claras nos ambientes compactos, para que o usuário tenha a impressão de amplitude ao entrar no cômodo.

No caso de salas pequenas, utilizar cores claras nas paredes faz toda a diferença. Outra estratégia que você pode adotar é o uso de porcelanato na área. Além de refletirem a luz naturalmente, o que já causa a impressão de espaço mais amplo, as peças são maiores que a cerâmica tradicional, o que combinado com a pequena faixa de rejunte, aumenta a sensação de que há uma boa área disponível.

Por fim, você ainda pode aproveitar a técnica dos espelhos, que são velhos aliados dos decoradores na sensação de amplitude. Você pode tanto contar com um grande espelho, que vai do chão ao teto em uma das paredes da sala, quanto com espelhos de diferentes tamanhos em uma parede.

A iluminação é muito importante para decorar uma sala pequena

Apesar de ser fundamental em uma decoração, a iluminação é um quesito que passa despercebido por muita gente no planejamento de um cômodo. Entretanto, em um ambiente pequeno a iluminação é ainda mais importante, já que assim como as técnicas citadas no tópico anterior, é capaz de dar a sensação de maior amplitude a um ambiente.

A dica aqui é levar luz para outros pontos da sala, além do central. Vale utilizar um bom abajur em um canto, luzes led ou pequenos spots para levar mais claridade para o ambiente. Todo esse reforço vai fazer com que a sala pequena pareça maior.

E se engana quem pensa que é necessário gastar fortunas para fazer gesso rebaixado e levar pontos de luz para todos os cantos da sala. Uma boa sugestão é a luminária estilo trilho, onde partindo de um mesmo centro é possível acoplar várias lâmpadas. Outro benefício desse tipo de luminária é que você pode ajustar sempre que precisar.

Não deixe os cantinhos de lado

Aqui no blog já falamos sobre a importância de aproveitar os cantinhos da casa, com sugestões práticas do que você pode fazer em cada cômodo da casa. Em uma sala pequena, essa dica é ainda mais valiosa, visto que um cantinho que está esquecido pode te ajudar tanto no quesito decoração quanto no quesito funcionalidade.

Em um cantinho da sala você pode colocar prateleiras, um abajur para auxiliar na iluminação, um espelho capaz de refletir a luminosidade e dar mais clareza ao cômodo, livros empilhados estrategicamente como elemento decorativo, uma mesinha de apoio para os controles, um cesto para uma manta do sofá, enfim. Opções não faltam para dar utilidade para o canto do quarto.

Coloque sua personalidade

Para “fechar com chave de ouro” e deixar a sua sala ainda mais aconchegante, coloque sua personalidade nela. Selecione alguns de seus objetos preferidos e distribua pelas prateleiras ou pela estante, para que o ambiente reflita tudo aquilo que você mais gosta. Essa também é uma ótima forma de economizar na compra de objetos decorativos, que nem sempre são acessíveis.

Viu como é fácil decorar uma sala pequena? Que tal começar a planejar a sua sala renovada agora mesmo? Boa sorte nessa jornada divertida!

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + dois =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.