Dicas para decoração de jardim

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você acabou de se mudar, ou resolveu dar uma cara nova para a sua área externa e está em busca de dicas para decoração de jardim? Então acompanhe esse artigo e descubra as melhores dicas para conseguir um jardim lindo e aconchegante.

Todas as pessoas que moram em casas ou em apartamentos com áreas abertas sonham em ter um jardim agradável, bonito e muito aconchegante, seja ele repleto de plantas, com itens de lazer, espaços especiais para os animais da família, ou apenas uma área para se sentar e conversar.

Essa é uma área da casa que pode ser decorada de muitas formas, portanto, abra a sua mente para as inúmeras possibilidades existentes.

Mas fique atento, pois, mesmo havendo essa imensa variedade de decoração de jardim, existem alguns detalhes que precisam ser observados.

Acompanhe este artigo, veja quais são esses detalhes a serem observados tão importantes na hora de decorar o seu jardim e conheça algumas dicas valiosas.

Decoração de Jardim
Decoração de Jardim. Foto: Freepik.

Detalhes importantes na decoração de jardim

Como mencionado, o jardim é uma área da casa que aceita praticamente qualquer tipo de decoração.

No entanto, independentemente do tipo ou estilo de decoração de jardim que você deseje fazer, existem alguns detalhes que precisam ser observados com cuidados, que são:

1. Estude com cuidado o seu espaço

O primeiro passo é analisar com atenção o espaço do seu jardim. Questões como tamanho, incidência de sol, área com e sem terra, incidência de vento são as principais.

Esse passo é importante porque ajudará a escolher quais plantas vivem melhor no seu jardim.

Algumas plantas gostam de sol pleno, outras de meia sombra, outras não gostam de vento, algumas crescem muito, outras menos.

Por isso estudar o seu espaço é tão importante.

2. Defina o formato do seu jardim

Seu jardim pode ser horizontal diretamente no chão, caso você tenha uma área com terra; pode ser horizontal em vasos, ou pode ser vertical em vasos.

Isso dependerá diretamente do tipo e tamanho de área externa que você tem e de sua preferência.

É importante definir o formato do seu jardim antes de começar a montá-lo, pois suas possibilidades de compra como vasos, plantas e itens decorativos irão depender diretamente dessa definição.

3. Escolha a forração

Sempre que plantamos, seja diretamente na terra, ou em vasos, é interessante ter um elemento de forração, algo que cobrirá a terra ao redor da planta para que ela não perca umidade com facilidade e, assim você não precisa regar as plantas com maior frequência e, também para que a terra não se espalhe em dias de chuva, ou mesmo de muito vento.

Essa forração pode ser feita com casca de pinos, pedriscos, ou até mesmo plantas rasteiras como musgos.

É importante definir qual será a forração do seu jardim nessa primeira etapa, pois alguns tipos combinam mais com determinadas plantas.

Além disso, essa forração influenciará diretamente no visual da decoração do seu jardim.

4.   Defina os móveis ou itens decorativos

Quanto mais espaço você tiver, maiores serão as suas possibilidades de promover uma decoração de jardim cheia de detalhes e com áreas para lazer e descanso.

Existe uma série de cadeiras, bancos, mesas, balanços e redes próprios para jardins e áreas externas.

Além disso, itens decorativos como iluminação, cercas, casinhas para pássaros, esculturas, vasos diferentes e mais uma série de coisas podem ser usados como decoração de jardim.

Ideias para decoração de jardim

Agora que você já viu quais são os passos mais importantes antes de começar a montar seu jardim, vamos às dicas para decoração de jardim:

5.   Decoração de jardim com vasos

Se você tem um espaço pequeno, montar um jardim com vasos pode ser uma boa escolha.

Existem no mercado inúmeros modelos de vasos que vão desde os mais simples, de chão, parede, ou suspenso, de barro ou plástico, até os mais estilosos e repletos de detalhes decorativos e cores.

6.   Decoração de jardim com material reciclado

Se você não tem muito dinheiro para investir, ou mesmo prefere uma pegada mais sustentável, a decoração de jardim com material reciclado pode ser uma boa pedida.

É possível fazer vasos de embalagens de plástico reaproveitadas, latas de mantimentos, garrafas pet, pneus e mais uma série de coisas.

7.   Decoração para jardim de inverno

Se seu espaço é pequeno, sem muito sol, vale a pena investir em plantas de meia sombra, e itens decorativos voltados para jardim de inverno, como pedriscos, móveis de madeira e mais.

8.   Decoração de jardim rústico

Algumas pessoas preferem o estilo mais rústico quando o assunto é decoração. Se este é o seu caso, vale a pena considerar plantas que precisem de menos manutenção e móveis e itens decorativos mais simples e resistentes.

Uma boa pedida é a utilização de tocos de tronco de árvores como bancos, carretel de fios como mesas, pallets etc.

9.   Decoração de jardim moderno

Se você tem um estilo mais moderno, vale a pena conhecer as possibilidades de decoração de jardim com pedras, decks, paredes verdes e até mesmo composições de plantas formando desenhos.

10. Decoração de jardim com horta

Para os amantes de chás e da culinária, optar pela decoração de jardim com horta pode ser uma boa pedida.

É possível cultivar ervas e temperos tanto em canteiros no chão ou suspensos, como em vasos.

Basta preparar a terra com cuidado e cuidar da manutenção, para que sua horta cresça bonita e saudável.

11. Decoração de jardim em espaço pequeno

As casas estão ficando cada vez mais menores, por isso, se você tem um espaço pequeno para montar seu jardim, não se preocupe, além de você não ser o único, saiba que isso é possível sim.

Neste caso vale a pena aproveitar os espaços nas paredes, investindo em jardins verticais.

12. Decoração de jardim com pedras

Há quem pense que as pedras possuem a função única de forração em um jardim, no entanto, elas podem ser utilizadas na decoração também, em fontes, nos móveis, acompanhadas de outros objetos de decoração e mais.

Existem pedras muito bonitas e as possibilidades de uso delas irão depender diretamente da sua imaginação.

Seguindo essas dicas para decoração de jardim certamente você conseguirá uma área aconchegante e muito bonita.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 19 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.