Fachadas de Casas: dicas para inovar7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

As fachadas de casas são uma espécie de prévia do que há no interior, por isso são o cartão de visitas do lar. Veja dicas para inovar na fachada da sua casa!

A decoração dos ambientes internos costuma receber toda a atenção, o que deixa as fachadas de casas em segundo plano quando o assunto é realizar mudanças no visual dos lares.

Mas a fachada merece ser decorada e planejada porque ela é o “rosto” do lar, é a primeira estrutura que recepciona os moradores. Além disso, a fachada moldará a impressão que os passantes terão do seu lar.

Fachadas de Casas
Fachadas de Casas. Foto: Pixabay.

Ideias de fachadas de casas para transformar sua fachada

O espaço exterior da sua residência também merece ser cuidado e transformado para incorporar seus gostos arquitetônicos e criar a primeira impressão que você deseja transmitir aos vizinhos e às demais pessoas que circulam pelas proximidades.

Nosso post vai te informar sobre modificações que podem ser feitas na fachada da sua moradia. Focaremos nas fachadas frontais e de casas térreas, mas temos orientações que podem ser aplicadas a muito tipos de fachadas.

Saiba mais sobre fachadas de casas

Quando ouvimos a palavra “fachada” pensamos logo na face frontal das residências. Mas o termo se refere a todas as faces da construção.

Dessa forma, as regiões externas (as laterais, o fundo, a face frontal) e até internas, que são consideradas secundárias (como os corredores de apartamentos) são fachadas.

Escolha um tema ou estilo específico antes de começar

Para organizar as mudanças futuras, é útil estabelecer qual estilo será seguido e aplicado à fachada. Seja moderno ou tradicional, minimalista ou cheio de detalhes, ter a clareza do efeito que se quer provocar tornará as escolhas mais simples e garantirá a harmonia entre os elementos da fachada.

Fachadas de casas com alpendre

Um alpendre com telhas à mostra é uma boa pedida para uma cobertura da chuva ao entrar em casa e para criar um toque de casa rústica e tradicional.

O alpendre é uma estrutura que funciona como uma cobertura que pode ser posicionada acima das portas de entrada (opção mais usual) e demais portas da residência. Ele pode ser uma espécie de continuação do telhado ou ser uma estrutura independente parecida com o telhado. Quando maiores e extensos costumam ser chamados de varanda.

Porta de entrada ousada

Deseja que seu lar se destaque em relação às demais residências da rua? Uma porta ou portão pintado com uma cor vibrante e chamativa cria um contraste com os demais tons comuns às fachadas de casas.

Essa é uma medida rápida e fácil de executar, experimente escolher sua cor primária favorita e dê um toque de vida às entradas.

Deixe os detalhes brilharem

Caso você não seja fã de cores extravagantes, considere o uso localizado e reduzido de tinta para dar destaque a áreas específicas da fachada. Mantenha um esquema de cores neutras como as cores predominantes e acrescente alguns pontos focais coloridos que servirão como tons secundários.

As cores podem ser aplicadas nas estruturas das janelas e portas, assim como em detalhes arquitetônicos em geral.

Fachadas de casas com pergolado

Adicionar uma pérgola (ou pergolado) é uma medida que costuma ser simples e prática para renovar a fachada e adicionar um toque verdejante por meio de trepadeiras apoiadas na estrutura.

Trata-se de uma modificação que pode ser barata a depender do custo do material e pode, a longo prazo, dar um retorno da quantia investida, visto que casas com pérgulas tendem a tornarem-se imóveis mais valorizados.

Para quem não sabe, as pérgolas são formadas por pares de colunas paralelas que compõem uma área coberta junto à porta de entrada. O que diferencia a pérgola do alpendre é a sua ausência de telhado.

Diferenciar é relevante porque, quando não coberta, a pérgola não é considerada área construída, ao contrário do alpendre, que é tido como área construída para o cálculo do IPTU. Antes de construir, consulte a legislação vigente para evitar surpresas.

Os pergolados podem ter como materiais: madeira plástica ou ecomadeira, madeira, bambu, concreto, alumínio e aço, etc.

Dentre elas, a madeira plástica é a opção mais sustentável e responsável perante o meio ambiente. Visto que, a ecomadeira é feita com lixo reciclável, o que retira e reaproveita materiais que poluem a natureza. Além de ecológica, a madeira plástica é resistente e prática.

Tijolos à mostra

Os tijolinhos que costumam estar escondidos cumprindo seu papel estrutural, podem ser elementos de destaque na fachada. Os tijolos aparentes são um recurso que cai bem com muitos estilos de decoração.

Ao ser aliado com cada estilo, ela trará um efeito diferenciado. Por exemplo, se a casa tiver um aspecto mais tradicional, os tijolinhos expostos aumentarão a sensação de local aconchegante, simples e rústico.

Mesmo moradias com perfil moderno e contemporâneo podem se beneficiar dos tijolos à mostra. Ao serem contrastados com a modernidade da fachada, os tijolos propiciam um toque descontraído que balanceia a usual seriedade do estilo moderno.

Cobogó: implementando uma criação brasileira à sua fachada

O cobogó foi criado por três arquitetos brasileiros e começou a ser utilizado para promover ventilação em ambientes. Com o tempo, tornaram-se queridinhos dos lares brasileiros.

Eles são como tijolos com espaços vazados que podem ter formatos diferentes. Os espaços sem preenchimento fornecem iluminação e circulação de ar.

Incorporar uma parede ou alguns segmentos de cobogó à fachada trará um toque de charme e um ponto focal interessante. Além disso, o cobogó costuma ser feito artesanalmente, o que evoca uma sensação singular e aconchegante.

Mas tenha em mente que o cobogó tem como função principal atuar na parte estética e decorativa da construção. Por isso, não utilize a parede para fins estruturais. Devido aos espaços, esse tipo de material não suporta muito peso, podendo danificar-se e criar fissuras.

Dizendo adeus ao telhado antigo

É uma mudança simples, mas efetiva. Mudar o telhado velho e talvez precário é uma das melhores formas de elevar o visual da fachada. A transformação também é um investimento para melhorar a integridade estrutural da casa.

Nossas sugestões sobre transformações em fachadas de casas ofereceram a inspiração que faltava para repaginar sua fachada? Esperamos que sim!

Perguntas Frequentes

Como deixar as fachadas de casas mais modernas?

Para deixar as fachadas de casas mais modernas é possível optar por cores que estão na moda e usar um revestimento diferente, como os metais e madeiras trabalhadas. Além disso, optar por uma porta com um design diferenciado pode transformar a fachada.

As fachadas de casas com telhado parecem menores?

Isso pode acontecer se o telhado for muito baixo, pois deixa a sensação da fachada ser menor. A alternativa nesse caso seria elevar o telhado ou usar recursos que pareçam alongar, como cores mais claras ou decoração na vertical.

Como fazer fachadas de casas simples?

Simples não é sinônimo de mau gosto, mas é possível apostar no minimalismo para ter um resultado simples e bonito. Escolha um portão ou faça uma entrada de bom gosto e deixe a pintura sempre nova.

Como alongar as fachadas de casas residenciais?

Se ele não tiver muros, uma estratégia é apostar em um gramado com um caminho para a entrada ou para a porta na vertical. Deixe uma decoração mais clean para o ambiente não ficar sobrecarregado e com a sensação de menor.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.