5 Ideias Criativas para fazer uma Decoração com Livros6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Se a leitura é uma das suas atividades preferidas, já pensou em utilizar os livros como elemento de decoração? Além de ser uma maneira única de demonstrar a sua personalidade, é uma ótima forma de acomodá-los pela casa, para que durem muitos e muitos anos. Quer uma inspiração? Separamos 5 ideias criativas para fazer uma decoração com livros no seu ambiente. Confira!

Espaços das estantes com mais cores

Na maioria das salas, a estante é presença obrigatória, especialmente quando utilizada como suporte para televisão. Porém, quando o móvel é maior, pode sobrar espaço para decorar e faltar ideias – ou dinheiro para adquirir objetos interessantes. Os livros são boas soluções e tem como bônus o melhor aproveitamento do móvel.

Na hora de fazer uma decoração com livros na estante, mantenha a mente aberta para fugir da posição tradicional, com os livros “em pé”. Você pode colocá-los na horizontal, empilhando um sobre o outro, colocar algumas lombadas para trás, brincar com as cores e os tamanhos diferentes. É só usar a criatividade!

Decoração com Livros Estante
Decoração com Livros. Foto: Pixabay

Se você tem um ambiente pequeno e, por isso mesmo, optou por ter móveis e paredes de cores claras para dar maior amplitude, pode selecionar seus livros com capas coloridas para deixar o local com um aspecto mais aconchegante. Há quem opte por seguir uma sequência de graduação de cores, só com tons frios ou quentes, assim como o posicionamento aleatório dos livros também funciona bem.

Enfeite de mesa

Seja na mesinha de centro da sala ou na mesa da cozinha, uma pequena seleção de livros como elemento de decoração é capaz de deixar o cômodo com um ar mais autêntico. Tudo o que você precisa fazer é separar algumas unidades de livros, fazer uma pilha e posicioná-los sobre o móvel. É possível ainda combinar com outro elemento, como um peso de papel ou um vasinho de flor.

Para variar um pouco no formato, ao invés de usar livros, você pode optar por revistas. Muitas delas também contam com lombadas coloridas que, quando colocadas uma sobre a outra, cria uma textura e um volume interessante. Dá de comprar várias revistas usadas no sebo pensando nessa finalidade.

Um ponto extra de contar com os livros como enfeite de mesa, especialmente na sala, é que é um ótimo recurso para “quebrar o gelo” em uma conversa. Assim, quando você receber uma visita, provavelmente vai levantar perguntas sobre o livro que está na mesa, uma vez que as pessoas têm uma curiosidade natural pelas histórias. Uma ótima maneira de evitar aqueles primeiros minutos embaraçosos de silêncio.

Livros como móveis

Além de fazer uma decoração com livros, você pode “construir” móveis com auxílio desses objetos. Ao fazer uma pesquisa na internet, é possível encontrar diferentes ideias, desde um amontado de livros combinado à uma almofada para formar um pufe, até blocos de livros que funcionam como pés estilosos de uma mesinha de centro na sala.

Outra dica interessante nesse sentido é transformar livros em prateleiras. Nesse caso, o ideal é optar pelos livros de capa dura e mais grossos. Depois, é só colocar um par de mão francesa na parede e colocar o livro em cima. Lembre-se que a mão francesa precisa ser menor do que a capa do livro em questão. Assim, além de ter uma prateleira, você ganha uma decoração única.

A sugestão de aproveitar as cores das capas e lombadas continua válida para utilizar livros como móveis. Vale até analisar a cor do seu mobiliário e parede para visualizar quais são os tons que serão mais coerentes em uma proposta.

Prateleiras de livros dão um charme (e ampliam) os quartos

Uma solução antiga da decoração para dar mais espaço aos ambientes são as prateleiras, mas você sabia que pode utilizar esse elemento para guardar seus livros e ainda ampliar o local? Para isso, você vai precisar posicionar as prateleiras mais próximo do teto, pois ao ficar fora da linha de visão, chama a atenção de quem vê e dá a sensação de um cômodo mais alto.

Tanto os quartos pintados em cores escuras quanto claras ganham mais vitalidade com as cores dos livros. E mesmo nas prateleiras você pode aplicar uma das dicas de decoração com livros que demos anteriormente, de pensar em outras formas de posicionar esse objeto.

Por fim, além das prateleiras tradicionais, você pode buscar por modelos com formatos geométricos ou mesmo móveis que são criados para acomodar os livros. As empresas de mobília sabem o quanto o livro é especial para centenas de pessoas, o que faz com que novas propostas surjam no mercado.

Livros em outros ambientes

Qualquer espaço pode ser um bom espaço para posicionar os seus livros e utilizá-los como decoração. Ao tirar os limites de área, como sala ou quarto, você ainda ganha em aproveitamento de espaço. Você pode colocar uma prateleira com livros em cima das portas, aproveitar a escada para criar suportes e até empilhar uma porção de livros e posicioná-los no canto de um cômodo.

Quer ir além? Já pensou em colocar algumas revistas no banheiro? Seja em um pequeno móvel ou nos suportes específicos para livros e revistas, esta pode ser uma forma criativa de decorar e utilizar o espaço do banheiro. Apenas lembre-se de não colocar seus títulos preferidos ali, já que a umidade, com o tempo, costuma danificar o papel.

Dica extra: livros como decoração e lembrança de casamento

Há um ano, a influencer Karol Pinheiro lançou uma tendência ao distribuir livros como lembrança de casamento. Nos vídeos compartilhados em seu canal do YouTube, ela explica que comprou vários títulos em sebos e preparou um espaço na decoração da festa para um armário, onde os convidados podiam ir até lá e escolher qualquer livro para levar para casa. Sem dúvida, uma lembrança inesquecível.

Seja em uma festa de casamento, na sala ou no quarto da sua casa (ou até no banheiro!), quem tem nos livros boas companhias precisa reservar um espacinho especial para eles. Com um pouco de criatividade, é possível criar decorações incríveis com suas histórias preferidas.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.