Qual o melhor papel de parede para cozinha?

7 minutos de leitura

Renovar a decoração da sua cozinha é sempre uma boa ideia, mas você sabe qual é o melhor papel de parede para cozinha?

Na hora de escolher a nova decoração da sua cozinha, lembre-se de escolher algo que dure muito e que você não vai se enjoar.

Então, continue lendo o artigo para saber tudo sobre papel de parede para cozinha e os melhores modelos.

Qual o melhor papel de parede para cozinha?

Melhor papel de parede
Foto: Unsplash

Mudar a cara da sua casa, de tempos em tempos, é sempre uma alternativa para você não se enjoar, está sempre renovando o espaço e se sentir bem na sua casa.

É sempre muito bom dar uma repaginada, para deixar a sua casa mais atual e mais a sua cara. Mas, mudar a cozinha acaba muitas vezes ficando para trás por ser mais difícil.

Afinal, você precisa usar aquela área todos os dias, e são muitos eletrodomésticos em uma só área, o que pode dificultar qualquer tipo de obra para trocar piso ou parede.

Por isso, cada vez mais o papel de parede para cozinha é uma aposta na decoração e renovação desse ambiente.

Pois, é uma estratégia barata e que é muito simples, não precisando de muito tempo para terminar.

Assim, você passa a ter um ambiente mais a sua cara, deixando mais propício para você colocar em prática as receitas que encontra no receitas fáceis.

Entretanto, como é de se imaginar, o papel de parede para a cozinha deve ser específico para aquela área.

Pois, estamos falando de uma parte da casa onde pode haver muita humidade e gordura, o que pode prejudicar a qualidade do papel de parede.

Então, em geral, o papel de parede pode ser vinílico ou lavável, e você deve escolher o que melhor se encaixa na sua situação.

O papel de parede vinílico é aquele indicado para áreas mais úmidas, por ele ser feito de PVC e tendo assim maior resistência a umidade.

Ou então, você pode comprar um papel de parede lavável, que é muito indicado para cozinha, por ser impermeável, fazendo com que seja muito fácil o limpar, devido a sua camada protetora.

Pode colocar papel de parede perto do fogão?

Papel de parede para cozinha
Foto: Unsplash

É muito comum essa dúvida, se você pode colocar papel de parede perto do fogão. Na verdade, há uma dúvida sobre onde você pode colocar o papel de parede na cozinha.

Afinal, a cozinha é uma área da casa cheia de eletrodomésticos e também onde se utiliza muita água, o que faz com que o seu papel de parede fique mais exposto.

Por isso, não foi até poucos anos atrás que as pessoas começaram a decorar a cozinha com papel de parede.

Mas, na verdade, você pode sim colocar papel de parede em toda a sua cozinha, até mesmo na área que fica perto do fogão.

Especificamente nessa área, há uma preocupação pela alta temperatura no local e até mesmo pelo uso de algumas panelas, como a de pressão e a frigideira.

Pois, por exemplo, podem fazer com que a gordura fique muito presente na área, o que pode prejudicar a qualidade do papel de parede.

Para isso, você deve utilizar um papel de parede que seja de alta qualidade e seja também lavável, para que dura muito tempo em boas condições.

Existem papeis de parede feitos de diferentes materiais, o que vai afetar a sua duração e como é feita a sua limpeza.

Portanto, o que é realmente importante na hora de escolher o seu papel de parede é que você saiba como é feita a sua limpeza para que você preserve o material e ele dure muito.

Sabendo como fazer isso, você não terá nenhum problema em colocar papel de parede na área perto do fogão.

Pois, caso caia gordura nele, você pode, a qualquer momento, lavar para não ficar feio. Mas, é recomendado que isso seja feito assim que você ver que pode ficar alguma mancha, para não ser permanente.

Qual é o melhor tipo de papel de parede?

Cozinha com papel de parede
Foto: Unsplash

Portanto, agora que você já sabe que pode colocar o papel de parede em toda a sua cozinha e que pode escolher entre dois modelos, está na hora de escolher o melhor tipo.

Afinal, como você quer a sua cozinha? Você quer um papel de parede que seja a sua cara, com certeza.

Como foi mencionado anteriormente, o papel de parede pode ser de vinil ou lavável. Apesar do de vinil ser muito resistente, o lavável é o mais utilizado.

Pois, além de dar uma segurança maior por você lavar à vontade, ele tem muitos tipos e modelos para você escolher o que mais combina com você.

Entretanto, os dois são excelentes, e o que realmente importa é que você escolha um modelo que seja do seu agrado, e que limpe corretamente, com produtos neutros.

Por isso, separamos aqui os melhores modelos de parede para cozinha, para você conseguir escolher o melhor para você.

Azulejo

Sem dúvidas, um dos papeis de parede para cozinha mais procurados é o em forma de azulejo, que pode ser colorido, estampado, como você quiser.

A diferença é que esse papel de parede é vendido em partes, por peças, o que faz com que você precise ter um cuidado a mais na hora de colar o papel de parede, para não ficar torto.

A dica é que esse papel de parede fique em apenas uma área da sua cozinha, para ser um detalhe e não ficar um ambiente muito “carregado” e chamativo.

Pastilhas

Parecido com o de azulejo, o papel de parede de pastilhas é uma opção clássica para quem quer uma cozinha mais elegante, sem erros.

Existem até mesmo modelos em 3D que dão a impressão que é realmente uma pastilha e não um papel de parede.

Então, escolha aquele que combina com você, estampado, colorido ou liso e simples.

Listras

Outra ideia que tem estado muito em alta é a de fazer uma parede da cozinha de listras. Pois, é uma opção bonita e que não é exagerada.

Principalmente se você escolher cores neutras, como preto e branco. A dica é saber que listras na vertical aumentam a altura, e listras na horizontal fazem o espaço parecer maior de uma forma geral.

Floral

A opção do papel de parede floral dá um ar de cozinha antiga, e, por isso, voltou a moda nos últimos anos.

Pois, fica uma cozinha vintage, muito delicada e romântica, o que pode agradar a muitas pessoas.

Geométrico

Esse modelo está muito em alta, dominando as decorações em muitas casas e trazendo um pouco de ar vintage, assim como o floral.

São papeis de paredes com formas e desenhos geométricos, como retângulos, losangos, bolas e etc, dando um toque retrô a sua cozinha.

Frases

Algumas pessoas gostam de papeis de paredes mais simples, com alguns detalhes. E esses detalhes podem ser frases que você goste.

Então, que tal colocar frases que podem lhe inspirar quando você está na cozinha, dando um destaque para elas e deixando o resto mais “clean”.

Conclusão

Melhores papéis de parede para cozinha
Foto: Unsplash

Então, agora você sabe por onde começar a procurar para escolher o melhor papel de parede para cozinha.

Escolha o modelo que é mais a sua cara e, independente do tipo que você escolher, lembre-se de sempre lavar para preservar.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui seu comentário.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

4.4/5 - (10 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

5 respostas
  1. Gostei muito das informaçoes e das dicas.
    Tirei as dúvidas que me preocupavam.
    Muito legal.

  2. Gostei das dicas. Só achei que poderiam ilustrar os papéis que eles sugerem para que pudéssemos ter uma idéia de como fica o resultado . Valeu muito as dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como plantar e cuidar de Tomilho? Aprenda o jeito certo! Phalaenopsis: como cuidar dessa magnífica orquídea Planta jade: como cuidar, informações e dicas imperdíveis Dinheiro em penca: como cuidar da planta mística que atrai fortuna Planta jiboia: dicas de como cuidar, regar e decorar
Como plantar e cuidar de Tomilho? Aprenda o jeito certo! Phalaenopsis: como cuidar dessa magnífica orquídea Planta jade: como cuidar, informações e dicas imperdíveis Dinheiro em penca: como cuidar da planta mística que atrai fortuna Planta jiboia: dicas de como cuidar, regar e decorar