Qual o melhor modelo de mesa para notebook?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

Os notebooks oferecem muita praticidade e mobilidade. Para aproveitar essas funcionalidades é preciso colocá-los em uma mesa apropriada. Confira nesse post informações importantes para escolher o modelo de mesa para notebook mais adequado para você.

Notebooks permitem maior flexibilidade porque podem ser transportados com facilidade. Mas ter um lugar fixo para eles é essencial para utilizar os recursos do seu laptop sem deixar de preservar a sua saúde e produtividade.

mesa para notebook
Qual o melhor modelo de mesa para notebook. Foto: Pixnio.

O que você precisa saber ao escolher um modelo de mesa para notebook

Atualmente, os notebooks são o computador principal de muita gente, seja para navegar na internet, estudar, trabalhar e até jogar (notebooks gamers). Devido aos diversos recursos, é comum utilizar o notebook por longos períodos de tempo.

É aí que o modelo de mesa certo faz toda diferença na hora de garantir que você possa utilizar seu laptop com conforto e praticidade. Confira o que deve levar em conta para saber qual é o modelo de mesa para notebook ideal para sua rotina.

Postura e saúde

Ao escolher móveis é comum focar no preço, material, modelo e outros aspectos físicos do produto. Porém, há um fator que às vezes não recebe a atenção que merece: a nossa saúde.

Ao mesmo tempo que os dispositivos portáteis proporcionam mais flexibilidade ao trabalhar, estudar e se divertir, eles fazem com que mais e mais pessoas acabem ficando em posturas inadequadas ao cumprir essas atividades.

Usar seu notebook em posições inapropriadas por muito tempo pode causar dores e danos à musculatura e ao esqueleto, como indica uma pesquisa feita, em conjunto, por um médico anestesista, um fisioterapeuta e um especialista em computadores, em um hospital na Índia.

Os pesquisadores entrevistaram um grupo de estudantes que utilizavam o laptop com frequência e descobriram que a maioria deles, por não utilizar mesa ao estudar ou por sentar de forma inadequada, sofria de dores no corpo.

Então, nada de colocar o notebook no colo, a melhor opção é o uso na mesa. Aqui vão algumas das recomendações feitas pelos médicos em seu estudo (pense nelas ao escolher o modelo):

  • Mantenha o topo da tela aproximadamente na altura dos olhos;
  • Deixe a distância de um braço entre seus olhos e a tela do laptop;
  • Faça pausas e mude de postura com frequência;
  • Fique com a cabeça, pescoço e troncos eretos;
  • Os braços e cotovelos devem ficar próximos ao corpo. Os braços não devem ficar abertos, com cotovelos longe do corpo;
  • Pulsos e mãos devem ficar alinhados com os antebraços. Não deixe as mãos apoiadas na beirada do notebook para descansar;
  • Cadeira ajustáveis são recomendáveis;
  • Ao sentar, deixe as coxas uma do lado da outra e as pernas perpendiculares ao chão. Os pés devem ficar apoiados no chão.

O modelo de mesa para notebook escolhido deve permitir que você consiga cumprir essas recomendações. Dessa forma, não escolha uma mesa muito alta para não precisar esticar o pescoço para ver o monitor, nem levantar demais os braços para digitar.

Mesas muito baixas também não são boas porque te forçarão curvar a cabeça para visualizar o monitor. A dica é pensar nas proporções do seu corpo e imaginar como sua postura ficará ao sentar à mesa para usar o notebook.

Agora que você já sabe os requisitos relacionados à saúde que sua futura mesa deve ter, vamos falar quais modelos podem ser adequados para seu estilo de vida e uso do notebook.

Modelos

Há uma variedade de modelos disponíveis para escolher. O modelo de mesa para notebook certo será aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Se você usa o notebook principalmente para navegar na internet e não precisa de muitos objetos (como canetas, livros, documentos e outros itens) por perto ao usar o laptop, uma mesa mais simples e sem compartimentos pode ser uma boa opção.

Mas se você usa o notebook para estudo ou trabalho uma mesa simples dificilmente suprirá suas demandas.

Quem utiliza o notebook para trabalhar, frequentemente, precisa fazer outras tarefas enquanto utiliza o laptop, como preencher e imprimir documentos, atender telefone, entre outras.

O mesmo acontece com quem utiliza seu dispositivo para estudar. Precisar de livros, cadernos e itens de papelaria em geral à disposição é uma necessidade comum.

Nesses casos, o modelo de mesa para notebook recomendado é um que tenha compartimentos, como gavetas e prateleiras. Uma escrivaninha pode servir muito bem para esses propósitos.

Mesas mais largas e que proporcionam uma superfície maior para suporte de objetos também cumprem essa tarefa.

Em relação aos materiais, os mais comuns são MDF e MDP. Modelos de MDF apresentam maior resistência à umidade e a atritos. Os de MDP suportam uma quantidade de peso superior aos modelos de MDP e são mais leves.

Fugindo um pouco dos modelos mais tradicionais, existem mesas multifuncionais articuláveis. Elas têm componentes de metal e várias articulações que permitem maior mobilidade durante o uso do notebook.

Além disso, acessórios podem ser adicionados à mesa para utilização do notebook, como um suporte articulado com pistão a gás ou um balcão fixo para notebook.

Ambiente

Ao escolher um modelo de mesa para notebook funcional, permitindo que haja produtividade na execução de suas tarefas e nos momentos de lazer, é preciso se atentar ao cômodo em que ele ficará.

Esse é um passo importante para aproveitar ao máximo o espaço disponível em sua casa. Para isso, observe e meça as dimensões do ambiente onde pretende colocar a mesa. Assim, você saberá qual altura, largura e profundidade seu móvel pode ter.

Em cômodos pequenos, uma mesa de canto pode ajudar na otimização do espaço. Já mesas maiores podem comprometer a circulação do cômodo. Espaços amplos permitem maior liberdade no momento da escolha.

Outro ponto a ser observado é a decoração do cômodo. O modelo da mesa deve harmonizar com as cores das paredes e com o estilo, cores e texturas dos demais móveis. Visualize como a mesa ficaria no espaço: ela combinaria com o resto do ambiente?

Lembre-se de escolher um modelo de mesa para notebook que uma praticidade e beleza, mas que permita uma boa postura e se adeque ao seu estilo de uso do laptop.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.