Quarto Feminino: dicas matadoras para decorar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Decorar um quarto feminino exige atenção aos detalhes e aos gostos pessoais para tornar o espaço confortável e bonito ao mesmo tempo.

As mudanças devem ter em mente a personalidade, idade da dona do quarto e a sua visão pessoal de feminilidade. Esses são os fatores determinantes que guiarão o estilo da decoração.

Isso torna a decoração de quartos femininos algo muito pessoal e livre. Entretanto, sempre surgem mudanças e estilos mais populares que servem de inspiração. Acompanhe nosso post para saber mais!

Quarto Feminino
Quarto Feminino. Foto: Pixabay.

Saiba como decorar um quarto feminino sem errar

Diante de tantas possibilidades de decoração, pode ser complicado saber quais estilos escolher e como transformar o local mais íntimo e aconchegante da casa em um quarto que reflita sua feminilidade.

Não se preocupe, porque neste post você irá encontrar orientações sobre como expressar suas preferências decorativas através das cores, da iluminação e dos móveis para criar o quarto feminino dos sonhos.

Transformando através das cores

O gosto pessoal é decisivo no momento de determinar a paleta de cores. Afinal, as possibilidades são infinitas.

Se estiver indecisa, pode apostar nas escolhas mais populares e comuns aos quartos femininos. São elas: os tons pastéis, branco e off whites, assim como variados tons de rosa e vermelho.

Doce e delicado: tons pastéis

Os tons pastéis (também chamados de candy colors) são a combinação perfeita entre calma e doçura. A coloração clarinha e suave combina com a atmosfera intimista e própria ao descanso que todo quarto deve ter.

Ao trabalhar com essas cores no quarto feminino, não é necessário se limitar ao belíssimo rosa quartz. Todos os outros tons pastéis podem ser empregados para proporcionar um astral romântico, jovial e feminino.

Clássicos e versáteis: branco e off whites

A dupla rosa e branco é velha conhecida dos quartos femininos e com ela não tem erro. Mas é sempre bom saber que se pode recorrer a outras combinações. A dica é aproveitar a versatilidade do branco e off whites para fugir do óbvio.

O branco e os off whites (variações do branco como o branco gelo, creme e bege bem clarinhos) oferecem muita liberdade ao decorar e ousar com cores vibrantes.

Isso acontece porque os tons neutros balanceiam a força de cores mais chamativas. Logo, se você pretende trazer cores intensas ao quarto, adicione elementos com cores neutras para garantir que o ambiente continue harmonioso.

Os off whites e branco também colaboram para dar sensação de amplitude aos cômodos menores e criar efeito de luminosidade.

Os tons queridinhos: rosas e vermelhos

As diferentes variações de rosa e vermelho são fortemente associadas ao feminino. Associadas ao branco, elas formam um esquema de cores imbatível.

Os tipos de rosa que se destacam na decoração de quartos femininos são o rosa antigo e o rosa quartz. Quanto ao vermelho, tons menos intensos são os mais indicados porque variações demasiadamente vibrantes e saturadas podem não combinar com o clima tranquilo e ameno que esse ambiente pede.

Cama

A cama é a estrela do quarto por vários motivos. Ela é o item mais importante para o descanso e é o ponto focal do cômodo. Dessa forma, deve ser muito convidativa, confortável e refletir o estilo de decoração escolhido.

Vestindo a cama

Caprichar na roupa de cama é uma das formas de garantir o sentimento de aconchego e de conforto. Além de ser uma oportunidade de utilizar cores e estampas que irão complementar o restante do visual do quarto feminino. Assim, é preciso escolher os tecidos, texturas, cores e padrões com tudo isso em mente.

Essa é uma mudança simples, prática e extremamente efetiva. Por isso, é ideal para quem deseja começar a decorar sem recorrer a transformações definitivas e mais radicais. Também é ótima para ir experimentando esquemas de cores e estilos até encontrar o que melhor representa o seu astral.

Um quarto digno de contos de fadas: cama com dossel

Enquanto a troca de roupas de cama é uma mudança temporária, algumas alterações mais permanentes podem ser feitas. Uma dela é instalar um dossel na cama.

O dossel é uma estrutura, geralmente, de madeira posicionada nas laterais do móvel. A armação sustenta o tecido que fica ao redor da cama, podendo ser aberto e fechado, semelhante a uma cortina.

A cama com dossel traz consigo uma atmosfera de nobreza e de tempos passados. É uma escolha decorativa que deixará o quarto feminino mais romântico, delicado e com toque de fantasia.

Se o clima de realeza e romance não faz o seu estilo, opte por um dossel sem tecido. Camas com apenas a estrutura do dossel são mais modernas e elegantes.

Luminárias

Iluminação suave e agradável não pode ficar de fora. Aqui vão sugestões de como decorar com luminárias.

Luminárias pendentes na cor cobre são uma inclusão bem-vinda a qualquer quarto feminino. Experimente modelos ornamentados e com formas diferenciadas.

Pequenos lustres com cristais são uma forma de incorporar glamour e elegância ao ambiente e deixá-lo feminino.

Um cordão de luzes de LED ou uma cortina de luzes sobre a cabeceira é uma forma fofa e simples de alcançar um visual bem “menininha” e encantador.

Mesa de cabeceira

Esse item costuma ser negligenciado na hora de decorar (saiba o que não fazer aqui), mas a mesinha de cabeceira, ou criado-mudo, ajuda a dar destaque à cama e arrematar o visual do quarto como um todo.

Além disso, são móveis muito úteis pois auxiliam na organização e servem de suporte para luminárias de mesa, arranjos de flores e itens decorativos em geral.

Ao escolher o móvel, procure comprar um modelo que harmonize com o estilo da cama e que se adapte ao restante dos móveis. Porém, é possível inovar e fazer desse item coadjuvante um ponto de destaque.

Uma mesa de cabeceira no estilo vintage, shabby chic ou pintada de um tom vibrante adicionará personalidade ao quarto e dará o toque de estilo ou de cor que faltava.

Com dicas de como escolher as cores até a mesinha de cabeceira, você tem o que precisa para decorar qualquer quarto feminino sem ter medo. Agora só falta colocar em prática. Boa decoração!

Perguntas Frequentes

Como decorar quarto feminino infantil?

O quarto das meninas pode ser decorado com objetos que elas gostam de brincar, como bonecas e ursinhos. Não é preciso usar apenas a cor rosa na decoração da parede. Por exemplo, o amarelo pode deixar o quarto bastante feminino.

Como deixar o quarto feminino mais alegre?

A dica é apostar nas cores vivas para deixar o quarto feminino mais alegre. Use uma colcha que tenha cores vivas, uma cortina que crie um ponto de destaque ou aposte em objetos que criem contraste com a cor do ambiente.

Como decorar o quarto feminino sem gastar muito?

Uma aposta pode ser reformar os móveis e objetos já utilizados renovando a pintura. Usar nichos e deixar à mostra objetos que possuía e estavam dentro do armário também ajuda. Se a ideia for colocar uma decoração nova, faça sua compra em brechós, pois é possível encontrar coisas bem interessantes por um valor baixo.

Posso decorar o quarto feminino com material reciclado?

É claro que é possível decorar o quarto feminino com material reciclado. Ele pode ser usado de diferentes maneiras, como caixotes que servem para aguardar objetos, um puff feito de garrafa pet e até mesmo um lustre ou abajur de materiais reciclados.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 2 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.