Pular para o conteúdo

Como decorar uma lavanderia pequena

Como decorar uma lavanderia pequena

Existem alguns cômodos que merecem uma atenção especial para que sejam aproveitados da melhor forma possível – a lavanderia é um deles. É comum ter lavanderias bastante limitadas no quesito espaço em casas, apartamentos e geminados, e a presença de grandes eletrodomésticos faz com que se perca ainda mais de sua área útil. Mas você pode decorar uma lavanderia pequena com alguns passos simples.

5 dicas para decorar uma lavanderia pequena

Otimizar os espaços é fundamental para decorar uma lavanderia pequena. Só assim, é possível ter mais conforto e funcionalidade dentro de um ambiente tão restrito. Para começar sua jornada nesse cômodo, siga as 5 dicas de decoração que selecionamos para você na sequência!

Saiba quais são os espaços livres da lavanderia

De nada adianta fazer projetos de decoração incríveis se você não sabe, de fato, quanto espaço tem disponível para essa etapa. Lembre-se que a lavanderia tem um aspecto totalmente funcional, abrigando equipamentos de porte grande, como a máquina de lavar, a máquina de secar e, em alguns casos, o tanque.

Na maioria das lavanderias, mesmo aquelas que ainda não tem móveis, é normal que existam áreas determinadas para os eletrodomésticos, uma vez que eles precisam de uma estrutura específica para funcionar. Assim, o primeiro passo para decorar uma lavanderia pequena é saber em qual parede estarão os equipamentos e qual espaço você tem disponível para compor da forma que preferir.

Para não ter erro, vale pegar a trena e tirar as medidas manualmente. Muita gente pensa que só o “olhômetro” é necessário, mas saiba que essa é a maneira mais fácil de escolher móveis que não cabem no local. Pense em tudo e siga todos os passos para decorar de forma eficiente.

Como decorar uma lavanderia pequena

Aprenda a decorar a lavanderia. Foto: Pixabay

Considere contar com um balcão ou armário na lavanderia

Por mais que sua lavanderia seja pequena, é possível que exista algum cantinho que pode ser aproveitado com um balcão ou um armário. Aqui não estamos falando de um móvel de grandes proporções, mas de um ambiente que você possa guardar produtos de limpeza (para famílias sem crianças) ou mesmo utilizar o tampo do balcão para organizar as roupas.

Embora existam vários desses pequenos armários disponíveis nas lojas de móveis, dependendo da estrutura da sua lavanderia será mais proveitoso contar com o apoio de uma empresa de móveis sob medida. Dessa forma, a peça de mobília fará o encaixe perfeito dentro das proporções desejadas – e por ser algo pequeno, certamente não vai pesar tanto no bolso.

Agora, se a sua lavanderia for realmente muito pequena, a sugestão é fazer somente o tampo de um balcão capaz de cobrir os eletrodomésticos (desde que as aberturas deles sejam frontais), dando ao seu espaço uma mesa para as mais variadas funções.

Aproveitando o espaço vertical

Você já deve ter ouvido falar nos projetos de horta vertical, onde pessoas que moram em casas pequenas montam uma horta “pendurada” nas paredes, aproveitando o espaço disponível na sacada. Esse mesmo conceito pode ser aplicado na lavanderia, mas nesse caso, para criar suportes que te ajudarão na organização.

Essa parede vertical costuma ser aquela contrária aos eletrodomésticos, que contam com um espaço maior livre. Você pode utilizar diferentes elementos, que além de funcionais, vão atuar como peças para decorar uma lavanderia pequena.

Algumas das opções são ganchos, cestinhas, nichos, baldes, caixas de feira, enfim. Tudo o que você puder pregar na parede e funcionar para abrigar itens de uso diário pode ser utilizado aqui.

Utilize o teto da lavanderia para pendurar objetos

Um espaço que costuma passar despercebido nos projetos de decoração das lavanderias é o teto. Por mais improvável que pareça, é possível ganhar uma área considerável ao considerar o teto da lavanderia. Mas você tem ideia do que pode ser feito neste espaço?

Além do clássico varal suspenso, que é bastante comum nos apartamentos que contam com pouco espaço para que as roupas sequem, você pode colocar uma escada ou mesmo ganchos no teto, que servirão como suporte para os mais variados itens.

Com esses ganchos no teto, o morador tem a possibilidade de pendurar roupas direto no cabide, além de opções mais práticas, como baldinhos para guardar grampos de roupas e produtos de limpeza. Essa solução é bastante segura para famílias com crianças, já que os produtos tóxicos ficam inacessíveis.

Você pode ainda colocar um gancho em um dos cantos da lavanderia para deixar itens como vassoura e rodo. Para esse tipo de objeto, você também pode considerar os ganchinhos em uma parede vertical, ao invés do teto. Vale testar para saber o que você prefere.

Prateleiras em cima dos eletrodomésticos

É inegável que os eletrodomésticos ocupam um espaço considerável dentro de uma lavanderia. Normalmente, eles ficam posicionados na frente da parede, que ainda pode ser aproveitada com algumas prateleiras acima desses eletros. As prateleiras podem ser posicionadas quase até o teto, deixando para as áreas mais altas aquilo que não é utilizado diariamente.

Para facilitar a organização e deixar tudo mais agradável do ponto de vista estético, invista em cestos que vão acomodar os produtos nas prateleiras. Assim, ao invés de ter várias cores dos rótulos dos produtos “brigando” pela sua atenção, a sensação vai ser de um ambiente claro, limpo e fácil de utilizar.

Um item que merece a sua atenção

A decoração é tem papel fundamental na hora de compor um ambiente que esteja de acordo com as necessidades dos usuários, porém quem mora em apartamento precisa ficar atento às normas do prédio.

Muitos apartamentos contam com uma série de restrições quando falamos de furar paredes ou o teto. Por isso, antes de fazer qualquer alteração, consulte o material descritivo do seu prédio para ter certeza de que é possível realizar aquilo que você tem em mente. Essa dica vale ainda para todos os outros ambientes de um apartamento.

Com tudo isso em mente, temos certeza de que você conseguirá olhar de forma diferente para a sua lavanderia e criar diferentes soluções. Aproveite a visita ao blog para conhecer dicas de decoração de outros ambientes. Tem conteúdo por aqui para renovar toda a sua casa!

Web Stories – Modelos de área de serviço para se inspirar

2 comentários em “Como decorar uma lavanderia pequena”

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  2. Excelente matéria/artigo, dicas muito valiosas!
    De arrumação o mundo anda cheio; com organização ganhamos tempo por tornar mais fácil a limpeza e localização do que precisamos, além da beleza e boa energia proporcionada ao ambiente. Parabéns! Que venham mais matérias/artigos com tamanha importância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado