Aproveitando Cantinhos: melhores ideias para a sua casa

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

Decorar e mobiliar é uma das etapas mais prazerosas de montar uma casa ou apartamento. Porém, é comum que após colocar todos os móveis no lugar, as pessoas tenham o sentimento de que o espaço disponível poderia ser melhor aproveitado, especialmente quando falamos dos cantinhos dos cômodos. Você também gostaria de aproveitar os cantinhos da sua casa?

Para ajudar nesta tarefa, selecionamos algumas sugestões para os principais cômodos da casa. Tudo o que você precisa fazer é olhar com cuidado para o espaço e analisar o que pode ser feito. O que não faltam são ideias e estratégias para aplicar nos mais diversos ambientes, transformando-os para melhor. Confira!

Cantinhos na sala

A sala de estar é o cômodo da casa preferido de muita gente. É comum que sobrem cantos que não são utilizados de forma adequada, especialmente por conta de móveis como sofá e estante, que ocupam muito espaço no ambiente. Mas existem algumas maneiras de aproveitar cantinhos da sala. Isso é fundamental para ambientes pequenos!

Aproveitando Cantinhos na Sala de Estar
Aproveite os Cantos para a decoração. Foto: Pixabay

Mesa lateral: Se há uma área livre próxima ao sofá, você pode posicionar uma mesa da altura do braço do móvel, que vai funcionar como um apoio para os controles da TV e pequenos objetos.

Poltrona de leitura: Espaços maiores podem comportar uma poltrona confortável, para formar uma área de leitura. Se for próximo à uma janela, melhor ainda! Vale até colocar alguns livros empilhados próximos ao móvel, que é uma forma interessante de decorar com livros.

Prateleira vertical: Já existe no mercado modelos diferentes de prateleiras verticais. Na sala, podem tanto funcionar como elemento decorativo, quanto para abrigar livros e DVDs.

Rede: Dependendo do tamanho da sua sala e dos móveis que você tem, é possível colocar uma rede, daquelas de praia, para momentos de descanso.

Espaços livres na cozinha

Na cozinha, é comum que as pessoas optem por móveis sob medida, o que já colabora com o aproveitamento dos cantos. Porém, com algumas dicas até mesmo aqueles cantinhos difíceis de acessar ou que não foram preenchidos por móveis podem ser aproveitados.

Canto alemão: essa dica de decoração é especialmente interessante para cozinhas e copas pequenas, que não comportam uma mesa de muitos lugares. O canto alemão pode ainda ter baús como base, para que você possa guardar objetos e utensílios que não são usados diariamente.

Adega: Se você gosta de vinhos, pode aproveitar cantinhos da cozinha para posicionar prateleiras que comportem garrafas de vinhos deitadas. Você também pode comprar uma adega elétrica para manter as bebidas na temperatura adequada.

Prateleiras: Outro item comum em cozinhas pequenas é o balcão, para refeições no dia a dia. Dependendo da altura do móvel, você pode colocar prateleiras para guardar objetos e peças decorativas em cima do balcão.

Organizadores de armário: Organização é a palavra de ordem para aproveitar ao máximo o espaço dos armários. Em várias lojas é fácil encontrar organizadores internos, que fazem uma boa diferença na cozinha.

Aproveitando o quarto de casal

O quarto do casal sofre com o mesmo problema que vemos na sala: móveis que ocupam muito espaço, mas não o suficiente para preencher todos os espaços. Felizmente, existem algumas soluções criativas, também para este cômodo.

Espelho: Os cantinhos desocupados do quarto podem abrigar um espelho de corpo inteiro. Para quem não fazer furos nas paredes, a dica é colocar encostado no chão, como uma moldura de quadro.

Cinema no quarto: Para aqueles que gostam de assistir um filme no conforto de casa, a dica é comprar um projetor e aproveitar a parede em frente a cama, como tela. O único detalhe é que você vai precisar que a parede a ser projetada seja branca.

Estante alta: Para guardar objetos de uso diário, como cremes, perfumes e livros, uma estante que vai do chão ao teto pode ser bastante funcional.

Penteadeira: Se o seu espaço livre for um pouquinho maior, considere fazer uma penteadeira para suas maquiagens e produtos de beleza. Um balcão, um espelho de mesa e um banquinho já são suficientes para montar esse espaço.

Mais possibilidades para o quarto infantil

Para as crianças e para os pais, quanto mais espaço melhor em um quarto infantil. Enquanto as crianças ganham uma área maior para brincar, os pais conseguem deixar tudo em ordem com mais facilidade.

Cama beliche: Esse móvel é um clássico para quartos com mais de uma criança. Mas além do modelo tradicional do beliche, você pode optar por um modelo em que há uma escrivaninha embaixo e a cama em cima, aproveitando cantinhos ao máximo.

Baú: Uma forma prática de organizar os brinquedos é com um baú. Um modelo com almofada em cima, por exemplo, ainda pode funcionar como cantinho da leitura.

Cama box: O mesmo conceito de cama box dos casais é utilizado nos modelos solteiros. Assim, você pode guardar cobertor e itens que não são muito usados diariamente.

Prateleira vertical: Uma prateleira vertical também é uma boa opção para os quartos das crianças, principalmente para guardar brinquedos.

Cantinhos do banheiro

Por fim, o banheiro também pode ter melhor aproveitamento com algumas dicas de decoração simples e práticas. Assim, nenhum cantinho da casa vai ficar de fora de uma boa renovação.

Nichos: Os nichos na área do box já são comuns, uma forma funcional de manter os shampoos, condicionadores e sabonetes organizados. Mas esse tipo de nicho pode ser feito em outros pontos do banheiro para guardar toalhas, por exemplo.

Prateleiras: Dependendo da altura do banheiro da sua casa, é possível posicionar prateleiras perto do teto, especialmente úteis para produtos que são usados raramente na casa.

Todos os espaços podem ser otimizados

Nesse artigo, selecionamos algumas sugestões para os cômodos principais da casa, mas a verdade é que até mesmo áreas “secundárias” podem ser otimizadas, como é o caso da lavanderia, do banheiro, da varanda e da garagem.

Se você tem vários espaços que gostaria de melhorar, aqui vai uma dica: não faça tudo ao mesmo tempo. Organizar vários cômodos simultaneamente vai ser cansativo e um tanto quanto confuso. Opte por um ambiente por vez, começando e finalizando cada projeto.

Assim, em pouco tempo sua casa estará ajustada para o aproveitamento máximo de cada cantinho.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.