A Pia Perfeita para a sua Cozinha

A cozinha é um dos cômodos mais importantes de uma casa. Não é à toa que as pessoas gastam tempo e dinheiro para montar um ambiente agradável e funcional. Porém, na hora de escolher os móveis, muita gente esquece de buscar informações sobre a pia, fazendo escolhas que podem causar arrependimentos por longos anos. Para evitar a situação, conheça alguns fatores que você deve levar em conta na hora de comprar a pia perfeita para a sua cozinha.

A altura da pia

O primeiro elemento que você deve prestar atenção é na altura da pia. De forma geral, os móveis são construídos para que a pia fique em uma altura de 80 a 110 cm em relação ao chão. Para quem encomendar os móveis em uma loja sob medida, a dica é conferir qual seria a medida mais confortável para as pessoas que utilizarão a mobília. Agora, se sua ideia é comprar um móvel pronto, pode usar a seguinte tabela para acertar na altura:

Altura do usuárioAltura sugerida do móvel
De 1,50m a 1,60mPias de 78 a 90 cm
De 1,60m a 1,70mPias de 83 a 95 cm
De 1,70m a 1,80mPias de 90 a 103 cm
De 1,80 para cimaPias de 95 a 110cm

Este é um quesito importante porque a altura da pia impacta diretamente na experiência do usuário. Uma pia alta demais terá difícil acesso, enquanto uma pia muito baixa pode causar dores na coluna de quem lava a louça. Como este é um móvel de longa duração, faça uma análise com cuidado para saber qual é a melhor medida para sua casa.

Ainda falando sobre medidas, a profundidade da pia também deve ser avaliada. Na maioria dos casos, entre 50 e 65 centímetros permite um uso confortável. Mas dependendo da sua altura, pode ser necessário variar. Lembre-se ainda de considerar a altura e o design da torneira, já que quando esse elemento é colocado mais para cima, causa os famosos respingos.

Pia perfeita para a sua cozinha
Como escolher a pia ideal para a sua cozinha?

Tipo de material

São quatro os materiais mais utilizados pelas empresas que fabricam pias. A escolha do material influência não só na estética da peça, mas também na durabilidade e na resistência. Para fazer uma escolha certeira, é bom avaliar os prós e contras de cada material, que apresentamos na sequência de forma resumida para te dar uma ideia do que é possível encontrar no mercado.

Pia de granito

A pia de granito é a opção preferida dos brasileiros, especialmente aqueles que optam pelos móveis sob medida. O granito é um tipo de pedra que tem alta durabilidade, não acumula resíduos, não tem risco de manchar e é extremamente simples de limpar.

De fato, o granito é um material bastante vantajoso. Mas é importante que você saiba que esse é um tipo de pedra porosa, que consegue absorver um pouco de água. Portanto, pedras de tons mais claros (como amarelo ou branco) podem adquirir uma coloração mais “viva” sempre que estiver em contato com umidade extrema.

A manutenção da pia de granito, no dia a dia, é feita com água e detergente, mas para manter o aspecto sempre novo é interessante utilizar produtos específicos para a função. Na dúvida, pergunte sempre ao fornecedor da pedra o que pode ser usado para limpeza.

Pia de inox

Com um acabamento que combina com os mais diversos estilos de decoração, a pia de inox é a preferida de muita gente. Seus pontos positivos incluem a durabilidade e a resistência, além da proteção intensa contra manchas. No quesito limpeza, não acumula resíduos e necessita alguns produtos específicos para manter o brilho em dia.

Por outro lado, o inox vai exigir dos usuários da casa um pouco mais de cuidado. Esse material é fácil de sofrer riscos e arranhões, coisa que costuma acontecer também em eletrodomésticos feitos nesse material. Ou seja, atenção redobrada no uso diário para manter a estética por mais tempo.

Pia de resina ou cerâmica

Com a evolução dos processos de fabricação, a cerâmica e a resina que antes eram considerados materiais rústicos, passaram a ser utilizados em peças mais sofisticadas, como as pias. Hoje, é possível encontrar tanto pias de cozinha quanto de banheiro feitas com esse material.

Quem opta por esse tipo de pia tem como benefício a alta resistência da peça, que aguenta arranhões, contato com líquidos de cores escuras (como vinho) e ainda são simples de fazer a limpeza. O usuário deve ter atenção para não usar produtos abrasivos na manutenção, para não afetar o polimento da peça.

Pia de concreto

Por fim, uma última opção de material é o concreto, que tem surgido principalmente em ambientes pequenos ou grandes que tem um estilo mais moderno ou industrial. Entre os quatro tipos de materiais, este é o que apresenta menos pontos positivos, já que o quesito estético e a facilidade na limpeza são os únicos elementos apresentados.

Por ser muito poroso, o concreto tem uma tendência em sofrer com a infiltração de líquidos: ou seja, nada funcional para uma cozinha. Se você tiver muita vontade de ter uma pia de concreto, considere colocar em uma área externa ou próximo a churrasqueira, onde o uso menos frequente não vai causar tanto impacto.

Funcionalidade da pia

O último aspecto que você precisa levar em consideração para escolher a pia perfeita para a sua cozinha é a funcionalidade. Pensando na praticidade de uso, as fabricantes deste item têm feito adaptações e desenvolvido novos designs, dando outras possibilidades para deixar a rotina mais prática. Assim, existem pias únicas, duplas e com recursos extras como escorredor acoplado.

Nesse sentido, é importante ter em mente o tamanho da sua cozinha. Para ambientes maiores, uma pia dupla é uma ótima opção, já que as duas cubas permitem melhor mobilidade na hora de preparar os alimentos. Agora, para cozinhas pequenas, uma pia dupla pode acabar ocupando muito espaço, sendo mais recomendado a cuba tradicional.

 

Depois de conferir todas as informações, checar a altura ideal, as funções que a sua pia deve ter e o tipo de material, fazer uma escolha sem erro é muito mais fácil. Escolhendo a pia perfeita para a sua cozinha, o ambiente será sempre agradável para cozinhar ou passar o tempo em família.

Web Stories relacionados

Avalie este artigo

4.4/5 - (9 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

2 respostas
  1. Gostei bastante das idéias dadas, você aproveita melhor espaço principalmente quando o espaço de pequeno.Como meu apartamento.

  2. gostaria de saber se vcs faz a cozinha sobre medidas preciso de ajuda como entrar em contato com vcs obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!