Decoração de apartamentos pequenos

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Apartamentos compactos são a realidade de milhares de famílias Brasil afora. Para ter mais funcionalidade em ambientes de 30, 40, 50 ou 70 m² criatividade e organização são as palavras de ordem. E por mais que essa composição pareça ser um desafio impossível de vencer, saiba que com algumas dicas é fácil fazer a decoração de apartamentos pequenos.

A verdade é que é necessário pensar na otimização máxima de cada cantinho do apartamento para ganhar espaço e não ter a sensação de sufocamento. Nessa tarefa, espelhos, cores e móveis multifuncionais serão alguns de seus aliados. Além disso, planejar antes de sair comprando as peças de decoração faz toda a diferença.

Por isso, antes de colocar a mão na massa e fazer a decoração de apartamentos pequenos, você pode ler nosso guia completo a seguir para se inspirar e saber o que pode ser feito de melhor no seu espaço. Prepare o papel e caneta (ou um bloco de notas) para anotar tudo e depois colocar em prática!

Apartamentos pequenos
Decoração de apartamentos pequenos. Foto: Pexels.

Integração de ambientes

A maioria dos apartamentos mais novos são planejados de forma que a sala de jantar fique integrada à sala. Se esse não for o caso do seu imóvel, considere fazer uma pequena reforma para acomodar os dois cômodos em um só espaço.

Essa integração é interessante porque, com mais área livre, você não terá a sensação de que está em um local apertado, além de evitar que as pessoas esbarrem em paredes ou móveis. Para fazer uma demarcação entre os ambientes, você pode utilizar cores ou papéis de parede, de forma que a divisão seja sentida, mas não afete o funcionamento do cômodo.

Opte por cores claras na decoração de apartamentos pequenos

E já que falamos em cores na dica anterior, saiba que esse recurso pode ser utilizado em todos os ambientes do apartamento para dar a sensação de amplitude. A verdade é que as cores claras fazem com que nossa mente entenda que o espaço é maior do que realmente é, algo que não acontece quando optamos pelos tons escuros.

Escolher cores claras não significa que você não vai poder colocar outros tons em sua casa. Você pode pintar algumas paredes da casa de outras cores, prezando pelos tons pasteis, que são capazes de iluminar os ambientes. Outra sugestão para fugir do tradicional branco é optar por um papel de parede claro, com textura. Isso dará um toque de charme extra à sua casa.

Espelhos estratégicos

Como você deve ter percebido, uma boa iluminação é fundamental para ter clareza em um cômodo e, consequentemente, a sensação de amplitude. Um bom aliado para essa tarefa é o espelho, que além de refletir a luz de luminárias e de janelas, é capaz de “aumentar” um espaço ao dobrar aquilo que vemos.

Existem diferentes formas de utilizar o espelho estrategicamente na decoração e você pode conferir mais sobre o assunto neste post que preparamos.

Conceito aberto

Para quem tem um estilo de vida mais descontraído e gosta da decoração moderna, pode considerar um apartamento de conceito aberto. Basicamente, o conceito aberto propõe um ambiente totalmente sem paredes, deixando reservado alguns cômodos como o banheiro e a lavanderia, enquanto os demais são compartilhados.

Esse tipo de decoração costuma combinar mais com casais sem filhos, que não precisam se preocupar com a privacidade. Entretanto, antes de sair quebrando as paredes, é bom lembrar que o conceito aberto precisa ser feito como um projeto desde a estruturação do prédio, uma vez que existem paredes que são essenciais para manter a construção de pé.

Móveis multifuncionais

Outro elemento extremamente útil para quem quer fazer a decoração de apartamentos pequenos é o móvel multifuncional. Trata-se de uma peça mobiliária desenvolvida para cumprir mais de uma função na casa. Bons exemplos são a cama box, mesa que aumenta de tamanho e bancos com baús para guardar objetos.

Para pequenos espaços, os móveis multifuncionais conseguem oferecer maior área livre, para que você consiga organizar seus pertences com facilidade. Existem diversas opções desse tipo de móvel (explicamos tudo sobre o tema aqui) e você pode analisar os cômodos do seu apê para descobrir qual é a melhor peça multifuncional para cada um deles.

Aproveite o espaço vertical com prateleiras e nichos

A decoração de apartamentos pequenos pode ser mais eficiente ao optar por móveis sob medida, que conseguem aproveitar a totalidade dos espaços disponíveis, com armários que, por vezes, vão até o teto. Mas se você não pode fazer esse tipo de investimento no momento, uma boa dica é utilizar prateleiras e nichos pelas paredes.

Esse tipo de móvel é uma opção simples que permite ganhar um bom espaço, especialmente para acomodar objetos como livros, produtos de higiene e limpeza e, dependendo do caso, até mesmo peças do vestuário. Se você não quiser atrapalhar a circulação das pessoas, a dica é criar prateleiras bem altas, que não tomam nada da área útil, mas exigem uma escadinha para ter mais funcionalidade no dia a dia.

Mantenha a casa organizada

Por fim, a última dica não tem tanto a ver com a decoração de apartamentos pequenos, mas é fundamental para quem vai morar em ambientes limitados: mantenha a casa organizada. A verdade é que de nada adianta planejar os cômodos se você deixar a bagunça se acumular pelos cantos da casa, já que a desordem provoca sensações não tão agradáveis, como sufocamento e sujeira.

Dessa forma, tente ao máximo manter sua casa organizada. Uma dica prática é separar, diariamente, 10 minutos para devolver ao lugar de origem os itens que foram utilizados e ficaram “soltos” pelo apartamento. Assim, além de ter a sensação de ordem, você terá menos trabalho para realizar no dia da faxina. Algo simples, mas que faz toda a diferença para o seu apartamento.

Com boas estratégias e disciplina para manter a casa organizada, o seu apartamento ganha em praticidade e pode causar a impressão de que é bem maior do que, de fato, é. Aproveite nossas dicas para fazer uma decoração única e funcional para o seu cantinho.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.