Decorando o quarto com diferentes cores

4 minutos de leitura

Dicas incluem cuidar dos exageros e apostar em cores que combinam.

Dar um toque colorido no quarto deixa o ambiente mais alegre, porém, é preciso tomar cuidado com os tons escolhidos. Até porque a ideia é animar o local e não criar uma confusão e perder o ar de aconchego.

Para isso você pode começar com almofadas e fronhas de travesseiros, mas existem outras formas de decorar o quarto com diferentes cores. Siga a leitura abaixo para conferir as dicas.

Misture cores claras e tons pastéis

Você pretende passar a sensação de amplitude? Então aposte na mistura de cores claras e tons pastéis. Para não deixar o ambiente tão branco, invista nesta cor nas paredes e no restante do quarto traga o marrom, o lilás, o azul e o rosa, com a condição de serem suas versões pastéis.

Use cores análogas

As cores análogas são aquelas dispostas lado a lado no círculo cromático. Por serem parecidas, são fáceis de combinar e criam um ambiente único. Aqui evite tons fortes, como o vermelho, mas invista sem medo no verde com azul ou no rosa com roxo.

Tente as cores complementares

As cores complementares são aquelas dispostas em lados opostos no círculo cromático. Elas se complementam e podem ser usadas juntas. Um exemplo é o azul e o laranja. Como se trata de uma cor fria e outra quente, vale prestar atenção ao trazê-las para o quarto.

Evite o vermelho

Vermelho é uma cor que causa agitação, apesar de também estar relacionada ao romance. Por mais interessante que seja colocá-la no quarto, o melhor é evitar. Caso ame o tom, opte por detalhes menores, como a fronha do travesseiro, almofadas e um ou dois quadros nas paredes.

Cuidado com o azul e o cinza

O cinza remete à melancolia e entristece o ambiente. Quando a ideia é trabalhar com tons pastéis, como a primeira sugestão, você pode trocar esta cor pelo bege, que é um pouco mais alegre. Gosta do cinza? Tente usá-lo em menor quantidade, na roupa de cama, por exemplo.

Aposte nas cores que acalmem

Para quem busca um quarto aconchegante, o rosa-claro e o lilás devem estar presentes no ambiente. O azul inspira tranquilidade, mas deve ser usado com moderação, em excesso induz a introspecção. Por último, o verde é ótimo para acalmar e ajudar a reduzir o estresse.

Parede neutra e objetos coloridos

Não pretende mexer muito nas paredes? Pode ficar tranquilo que o quarto ganha cores diferentes nos móveis e objetos. Tente seguir a regra das cores análogas ou complementares. Aqui, inclusive, é válido apostar no vermelho, com a condição de evitar o exagero.

Tente um quarto mais sóbrio

Travesseiros em cama: Decorando o quarto com diferentes cores
Os itens de decoração podem dar um colorido especial, inclusive as roupas de cama. Foto: Pexels

Nas cores não tem muito segredo, você vai apostar no azul ou verde, no cinza e no branco. Quanto aos móveis, o tom de madeira mais claro está ótimo e, para não deixar o espaço tão apagado, prefira as roupas de cama ou edredons estampados. No caso, a estampa geométrica é muito bem-vinda.

Una o amarelo com as cores neutras

O amarelo é muito usado nas cozinhas por ser uma cor que abre o apetite. No entanto, não precisa aparecer somente neste cômodo da casa, ele também é bem-vindo no quarto quando usado com moderação. A dica está em mesclar com cores mais neutras, como cinza e branco. Além disso, vale trazer a cor nos objetos.

Use o vermelho em ambientes com pé direito alto

O vermelho, nos quartos com pé direito alto, passa a sensação de aproximação. Então, você pode pintar uma ou duas paredes com a cor apostando, inclusive, nos tons mais escuros. Se não quiser se arriscar tanto, traga o vermelho nas roupas de cama ou em um dos móveis.

O que achou das dicas para decorar o quarto com cores? Dá para ver que não é difícil! Agora é só colocar em prática! Compartilhe e deixe o seu comentário aqui no KD!

Avalie este artigo

5/5 - (1 voto)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aprenda a cultivar a planta Crista de Galo Melhores revestimentos para piscinas – vantagens de cada um Aprenda como cultivar o lírio da paz – confira dicas Conheça os benefícios do gengibre para a sua saúde 7 Espécies de plantas para ter na jardineira do seu quintal