Organizando com nichos e prateleiras6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Quando falamos em decoração, alguns elementos ganham o coração das pessoas por combinarem estilo com um bom custo-benefício. Esse é o caso dos nichos e prateleiras. Organizando com nichos e prateleiras os cômodos da sua casa, você ganha espaço e pode montar um ambiente incrível.

Com diferentes designs e, em geral, preços acessíveis, os nichos e prateleiras são itens que causam uma boa impressão visual e ainda ajudam na organização.

As prateleiras são velhas conhecidas dos decoradores. Sua estrutura é bem simples: trata-se de uma chapa de madeira (ou vidro, plástico, etc) que é apoiada sobre suportes. Além do modelo tradicional, é possível encontrar no mercado modelos bem diferentes, tanto nas medidas, quanto no design em si.

Já os nichos têm como característica principal o seu formato “fechado”. Diferente da prateleira, o nicho é feito em formas específicas, sendo as mais populares o quadrado e o hexágono. Mas e a parte de organizando com nichos e prateleiras? Como isso pode funcionar?

A verdade é que ambos os itens de decoração ocupam pouco espaço, sendo bastante utilizados para ter maior aproveitamento das paredes da casa. Por ter um design neutro e diferentes cores, podem ser aplicados em qualquer cômodo da casa, o que permite ter um elemento à mais na hora de manter tudo em ordem. Quer saber como? Veja as sugestões que preparamos para você!

Organizando com nichos e prateleiras
Organizando com nichos e prateleiras. Foto: Freepik.

Organizando com nichos e prateleiras a sala

De fato, todos os ambientes comportam bem uma prateleira ou um nicho, mas a sala ganha um charme especial ao abrigar esse elemento. Em casas e apartamentos pequenos, a sala costuma ter um espaço limitado, o que faz com que seja essencial contar com esses itens para manter tudo em ordem.

Você pode instalar prateleiras na parte mais alta do cômodo, para aproveitar a parede ao máximo. Ali, é possível colocar desde plantas artificiais até objetos decorativos. Já os nichos, na sala, funcionam bem como um suporte para seus livros favoritos. Se você tiver um toca disco, vale deixar um nicho próximo ao equipamento para rechear de discos.

Uma dica é aproveitar as prateleiras e os nichos para dar um reforço na iluminação da sala, utilizando o modelo que permite a instalação de fita LED na parte de trás do móvel. Dessa forma, seu ambiente fica mais iluminado e seus objetos decorativos ganham um lugar de destaque para exposição.

Utensílios e temperos em ordem na cozinha

Quem está organizando com nichos e prateleiras a casa deve considerar colocar esses itens decorativos também na cozinha. Eles são bastante úteis para acomodar diferentes produtos, desde condimentos do dia a dia, até utensílios para cozinhar.

Uma opção interessante é instalar prateleiras logo acima de alguma bancada, aquela que você pretende utilizar para o preparo dos alimentos. Mais uma vez, a dica da iluminação é útil também neste caso, já que uma fita de LED bem posicionada oferece luz para que se visualize ainda mais os ingredientes de um prato.

Nichos e prateleiras no banheiro

Quem não tem uma penteadeira disponível no quarto costuma carregar todos os itens de cuidados pessoais para o banheiro, o que acaba ocupando um bom espaço do pequeno armarinho. Mas já pensou em ir organizando com nichos e prateleiras esse cômodo?

Aqui não estamos falando do nicho do chuveiro, que também é útil, mas sim de nichos e prateleiras em outras áreas do cômodo. Dependendo da forma e do tamanho do seu banheiro, você pode instalar estes elementos acima do vaso sanitário ou em uma parede maior, ocupando seu espaço fora a fora.

Porém, é importante que você tome cuidados de proteção aos móveis, uma vez que o banheiro é bastante úmido. Se os nichos e prateleiras foram feitos em madeira, é fundamental fazer o processo de impermeabilização, assim como modelos de metais que não são inoxidáveis.

Uma dica extra para o banheiro? Considere a possibilidade de levar uma cristaleira para o cômodo. Veja como aqui!

O quarto também ganha

Uma outra opção para quem está organizando com nichos e prateleiras é levar os móveis para o quarto. A solução mais popular é aplicá-los como elementos decorativos, mas existem outras boas ideias que você deve considerar.

Você pode montar um “guarda-roupa” somente com nichos, especialmente se você tiver uma área no quarto como closet. Vale até posicionar um nicho sobre o outro, para aproveitar um canto do cômodo e ganhar espaço para suas roupas ou calçados.

As prateleiras também podem ser utilizadas com a mesma função, ou ainda como uma pequena biblioteca, para que você tenha uma área pré-determinada para acomodar os seus livros.

Você também pode instalar nichos e prateleiras na parte de cima da cabeceira da cama, aproveitando um espaço que normalmente não é utilizado.

Organizando com nichos e prateleiras: como NÃO errar

Agora que você já tem algumas ideias de inspiração para levar para a sua casa, pode estar pensando em formas de organizar com o auxílio desses móveis. Assim como qualquer outro elemento de uma casa, a falta de planejamento pode fazer com que até os nichos e as prateleiras virem uma bagunça.

Para evitar a situação, aqui vão algumas dicas certeiras. Depois, é só pensar na decoração da sua casa, sem complicações:

  • Antes de acomodar itens dentro de um nicho ou prateleira, confira a altura e a profundidade dos mesmos, para evitar colocar elementos que extrapolem a área, o que causa a sensação de desordem.
  • Pense de maneira funcional, mantendo logo na frente os itens que você mais utiliza. Na prateleira da cozinha, por exemplo, deixe ao alcance das mãos seus temperos preferidos.
  • Evite colocar em um mesmo nicho ou prateleira vários elementos que você usa com muita frequência. Essa movimentação vai acabar tirando os itens de seus lugares, deixando tudo bagunçado.
  • Não tenha medo de brincar com a decoração! Para nichos com livros, pense em formas diferentes de posicioná-los, indo além do tradicional formato vertical.
  • Para dar a sensação de maior profundidade aos nichos e prateleiras, coloque elementos decorativos em diferentes distâncias.

Organizando com nichos e prateleiras você cria um ambiente agradável, sem pesar no bolso e totalmente conectado com a sua identidade e os seus gostos. O tipo de peça coringa que todo mundo precisa ter em casa.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.