Como decorar a sala da sua casa sem gastar muito5 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Quando pensamos na sala, é fácil vir em mente diferentes funcionalidades que este cômodo possui, desde o papel social para receber convidados, até o aspecto relaxante para descansar ao final do dia. Por isso mesmo, é normal que as famílias invistam um pouco mais para montar uma sala agradável. Se você não pode ou não quer abrir tanto o bolso, saiba que é possível decorar a sala da sua casa sem gastar muito.

Existem alguns passos básicos para decorar a sala que você pode fazer rapidamente (e dão um bom resultado), enquanto outras dicas vão exigir um pouco mais de dedicação e criatividade. Nas 9 dicas de decoração da sala que você confere a seguir é possível perceber diferentes níveis de complexidade.

Quer uma dica extra antes de continuar a leitura? Enquanto você lê o artigo, marque em um papel ou em um bloco de notas o que você gostou e pode fazer. Depois, é só selecionar os materiais necessários para colocar a mão na massa.

1. Dê vida nova a um móvel antigo

Se você já tem algum móvel na sala pode analisar com cuidado se é possível fazer uma transformação nele ao invés de investir em algo novo. Essas transformações vão desde coisas pequenas, como trocar os puxadores das gavetas de uma estante, até mudanças mais complexas, como colocar um tecido diferente no sofá.

De qualquer forma, a renovação costuma ser sempre mais acessível do que a compra de algo novo na loja. Na Internet, é possível encontrar uma série de tutoriais com passo a passo detalhado que você pode seguir, principalmente para tarefas mais desafiadoras, como a pintura de um móvel.

2. Cores diferentes para as paredes

Pintar as paredes da sala é o tipo de atividade que não envolve tantos gastos, causa pouca bagunça e fica pronto rapidamente. As cores são capazes de causar diferentes sensações, por isso, ao mudar a cor da sua sala, o aspecto geral do ambiente também tende a se transformar.

Nesse sentido, você pode pintar somente uma parede, fazer pinturas geométricas ou ainda optar pelos papéis de parede, que são alternativas práticas e que não geram sujeiras.

3. A importância dos acessórios na decoração

Muito da composição de uma sala tem a ver com os objetos decorativos que são escolhidos para montar o ambiente. Para quem quer decorar a sala da sua casa sem gastar muito, considere comprar acessórios que se destaquem e tenham coerência dentro do cômodo. Esses acessórios podem ser objetos básicos, como almofadas, quadros nas paredes ou instalar prateleiras em alguns pontos. Espelhos decorativos são uma ótima pedida também. São itens pequenos, mas que fazem toda a diferença.

Como decorar a sala gastando pouco
Decoração da sala. Foto: Pixabay

4. Itens para um ambiente mais aconchegante

Se o seu objetivo na decoração da sala é montar um ambiente mais aconchegante, ideal para relaxar assistindo um filme no fim do dia, saiba que é mais simples do que parece. Além de um sofá bem confortável, considere colocar uma manta quentinha em cima do móvel e um tapete felpudo no chão. Esses dois elementos são peças chave para dar a sensação de aconchego e acolhimento para uma sala.

5. Espelho como elemento decorativo e funcional

Quase todo projeto de design de interiores faz uso de espelho, já que este item consegue alcançar diferentes objetivos. Outra vantagem dos espelhos é que eles são relativamente baratos, o que permite decorar a sala da sua casa combinando estilos e sem gastar muito.

Em uma sala pequena, um espelho que vai do chão ao teto pode ajudar a dar mais amplitude para o local. Agora, se sua sala tiver pouca iluminação, a dica é montar uma parede com pequenos espelhos do lado contrário de onde entra a luz, fazendo com que o fator reflexivo do espelho leve luminosidade por outros campos.

6. Pense em composições com o que você já tem

Um cômodo bem decorado é aquele que é possível sentir que houve um planejamento na forma como os objetos foram distribuídos, aproveitando cada cantinho. Os elementos decorativos são fundamentais e existem diversas composições que podem ser feitas com produtos que você já tem em casa.

Quer alguns exemplos? Utilizar livros na decoração, pintar com tinta spray algumas garrafas antigas, aproveitar vasos de vidro para colocar elementos como pinha ou rolhas dentro, fazer um cantinho com plantas, enfim. Ideias não faltam para dar um toque especial para a sala da sua casa, sem gastar muito.

7. Uma estante com personalidade

A estante é um móvel indispensável em qualquer sala e, geralmente, ocupa boa parte do orçamento da decoração. Mas você já pensou em fazer uma estante cheia de personalidade? Tudo o que você vai precisar são caixotes de feira, sobrepostos um sobre o outro. Depois, a decoração fica por conta de elementos pessoais.

8. Futon como alternativa para o sofá

Outro móvel que costuma exigir um bom investimento por parte dos moradores da casa é o sofá. Se as condições financeiras do momento não forem favoráveis, opte por um futon no lugar do sofá. É uma peça mais barata, mas que também dá o aspecto de conforto e aconchego ao ambiente. Além disso, é ótimo para receber visitas de forma descontraída.

9. Construa seus próprios móveis

Quem tem um pouco mais de disposição e quer se arriscar no mundo dos DIYs pode construir moveis novos para a sala. E não precisa ser nada muito elaborado: existem vários projetos que incluem pallets, utilizando o material para painel, rack, mesinhas, entre outras funções.

A grande vantagem de construir móveis para a sala está no valor a ser investido, que é bem menor do que comprar itens novos em uma loja especializada. Mais uma vez, a internet é a grande aliada dos que vão para o caminho do DIY, seja com tutoriais em vídeo ou com referencias em sites como o Pinterest.

 

Anotou os itens que você gostou neste artigo? Então, chegou a hora de elencar o que é necessário para realizar cada uma das suas ideias preferidas e colocar os planos em prática. Assim, em pouco tempo, sua sala estará completamente renovada.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − cinco =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.