6 Dicas de decoração para ter uma casa funcional

6 minutos de leitura

O mundo vem mudando muito nos últimos anos, principalmente, com os avanços da tecnologia, que facilitou o acesso ao conhecimento por parte das pessoas, que também ficaram mais exigentes e práticas.

Nesse sentido, por exemplo,  se antes a beleza era muito valorizada na hora de decorar a casa, hoje as pessoas colocam o conforto e praticidade em primeiro lugar, ou seja, a funcionalidade é que fala mais alto na hora de decorar a casa.

Mas, se engana quem pensa que funcionalidade dispensa conforto e beleza, dá para unir tudo isso em um mesmo pacote. 

O fato é que uma casa funcional combinada com uma decoração aconchegante e agradável faz toda a diferença em qualquer ambiente. 

Para ter uma decoração funcional, é preciso considerar fatores como:

  • Se a casa funciona para o seu estilo de vida.
  • Se os objetos cumprem alguma função e se eles são usados
  • Se os objetos ou utensílios mais usados ficam em locais de fácil acesso 

Enfim, vale ressaltar um pensamento de William Morris: “Não tenha nada na sua casa que não seja útil ou que não ache bonito”.

Dicas de decoração para ter uma casa funcional

Certamente, quando falamos em decoração funcional isso não significa que ela seja pobre. Muito pelo contrário. Ela deve prezar pelo conforto, acessibilidade e organização. Por isso, é muito importante não pular a primeira etapa, que é o planejamento. 

Ainda tem dúvida sobre a decoração funcional? Então, confira abaixo nossas dicas que vão lhe ajudar a deixar cada ambiente da casa do jeitinho que você precisa. Confira.

Decoração de uma casa funcional
É possível deixar a decoração bonita e ao mesmo tempo funcional. Foto: Pixabay

– Planejamento

O primeiro passo, em qualquer projeto, inclusive decorativo, é o planejamento. 

É preciso saber quais ambientes serão trabalhados, o que pretende e precisa ser mudado e, claro, definir o estilo a ser seguido.

Uma dica é começar avaliando o que você não gosta ou não acha prático no espaço em questão, depois, é a hora de começar a medir cada cômodo da casa em que deseja fazer alterações em revestimentos, móveis e outros detalhes.

– Utilize espelhos

Muito além da função simplesmente decorativa, os espelhos não só ajudam a passar ao ambiente a sensação de amplitude, como a deixá-lo mais funcional, para isso, claro, é preciso saber escolher pontos estratégicos que possam trazer mais luz natural ao cômodo. No mais, além de enfeitar, os espelhos ajudam a economizar o uso de luz artificial, trazendo economia e praticidade.

– Lavanderia mais funcional

Muitas vezes deixadas de lado, a lavanderia, na verdade, é um importante cômodo da casa e precisa ser funcional. Por serem, geralmente, menores do que outros cômodos da casa, se não oferecer funcionalidade, pode acabar atrapalhando as tarefas diárias.

A dica, portanto, é optar por varais flexíveis e retráteis que ficam presos na parede, eles são ótimos para otimizar espaço, deixando-o mais funcional, já que quando não for usá-lo é só fechá-lo. 

– Armário multiuso 

Muito útil para organizar vassouras, baldes, principalmente, no caso de não poder investir em móveis planejados, o armário multiuso é ótima opção para aqueles itens que não possuem um lugar específico para guardar e que acabam sendo espalhados por toda a casa. E muitos possuem várias prateleiras, facilitando na hora de guardar os itens por categorias, trazendo mais organização e funcionalidade para sua casa. 

– Se puder, invista em móveis planejados

Quem busca elegância, praticidade, e otimizar cada canto da cozinha, e puder investir, a melhor opção são os móveis planejados.

Os móveis planejados, além de oferecerem um belo visual, ainda têm um maior controle sobre o espaço, podendo ocupar paredes e cada canto conforme sua necessidade. É possível fazer armários, balcões, bancadas e outros tipos de móveis que irão tornar seu espaço mais funcional sem tirar muito do espaço livre.  

E toda essa praticidade e funcionalidade oferecida pelos planejados, podem ser estendidas até a área de serviço, criando um espaço mais harmonioso. 

Ainda no que diz respeito aos planejados, você pode fazer um armário para o botijão de gás, assim você deixa sua cozinha mais segura, eles podem também ser de ótima ajuda quando o assunto é esconder o seu botijão de gás, que pode acabar prejudicando a decoração de sua cozinha.

O fato é que, embora seja aconselhável deixar o botijão de gás fora de casa, nem todo mundo dispõe de espaço para isso, por isso é preciso buscar formas, dentro das regras de segurança, que permitam esconder esse utensílio de cozinha.

– Cama com baú e nichos 

Um dos móveis que mais ocupam espaço na casa, a cama de casal pode acabar até prejudicando a fluidez do ambiente, ainda mais no caso do quarto ser pequeno. 

Uma dica, portanto, para deixar esse móvel mais funcional é optar por ter uma cama –baú, que oferece um compartimento abaixo do colchão que pode ser usado para guardar cobertores, malas, até sapatos que pouca utiliza, otimizando o espaço.

Já, os nichos oferecem pequenos compartimentos e gavetas, que permitem guardar os mais variados objetos.

E o mesmo pensamento vale para puff baú, que além de servirem para sentar, oferece um espaço para guardar até roupas de cama… enfim.

E é isso, essas são nossas dicas que, apesar de simples, podem ajudar muito na hora de tornar sua casa mais funcional.

Perguntas Frequentes

Qual é a principal dica de decoração para ter uma casa funcional?

Organização é a chave para uma casa funcional. Tudo deve ter um lugar para ser guardado e os móveis devem ser escolhidos de acordo com o tamanho do espaço.

Como é possível decorar uma casa de forma a maximizar o espaço disponível?

Uma das formas de decorar uma casa para maximizar o espaço disponível é escolher móveis que possam ser usados para mais do que uma finalidade. Por exemplo, uma mesa de jantar pode ser usada como mesa de trabalho ou uma cômoda pode ter um espelho preso na porta.

Quais são as cores mais indicadas para pintar uma casa funcional?

As cores mais indicadas para pintar uma casa funcional são as cores claras, pois elas ajudam a ampliar o espaço.

É possível ter uma casa funcional sem gastar muito dinheiro?

Sim, é possível ter uma casa funcional sem gastar muito dinheiro. Basta escolher móveis e objetos de decoração que sejam funcionais e que combinem com o estilo da casa.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aprenda a cultivar a planta Crista de Galo Melhores revestimentos para piscinas – vantagens de cada um Aprenda como cultivar o lírio da paz – confira dicas Conheça os benefícios do gengibre para a sua saúde 7 Espécies de plantas para ter na jardineira do seu quintal